Farroupilha confirma retorno das aulas nas séries iniciais nesta quarta

Farroupilha confirma retorno das aulas nas séries iniciais nesta quarta

Cachoeirinha também deve voltar as atividades nas escolas de forma presencial nesta semana

Celso Sgorla e Fernanda Bassôa

Farroupilha confirma retorno das aulas nas séries iniciais nesta quarta

publicidade

Farroupilha e Cachoeirinha confirmaram o retorno das aulas nesta semana após o anúncio do Governo do Estado de mudança no modelo do mapa do Distanciamento Controlado, permitindo a volta das atividades presenciais. 

A prefeitura de Farroupilha informou que vai retomar as aulas na rede municipal de ensino nesta quarta-feira. No município, começarão gradualmente nesta data os grupos A da Educação Infantil e B para primeiro e segundos anos – respeitando a ocupação de 50% dos alunos, divididos nos grupos A e B, conforme organização de cada escola.

Veja Também

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Luciana Zanfeliz, as famílias têm a liberdade, caso não estejam completamente organizadas ou seguras, de não enviarem as crianças à escola, uma vez que a volta presencial não é obrigatória.

Com a instabilidade das decisões legais enfrentadas nos últimos dias com relação à retomada das aulas presenciais no Estado, há a possibilidade do transporte escolar não funcionar plenamente já nesta quarta-feira. Por isso, é importante que os pais contactem as empresas para se certificarem da prestação do serviço.

Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, a presidente do Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares (Sinpré), Bruna Volpato, disse que se o Governo do Estado publicar o decreto autorizando a volta das aulas, cerca de 150 escolas associados ao Sinpré devem retornar às atividades nesta quarta-feira.

Já na rede municipal de Caxias ainda não há uma data para a retomada. Segundo a secretaria municipal de Educação, as escolas que atendem pelo município ainda não estão adequadas para o retorno. 

Cachoeirinha 

Após anúncio do Governo do Estado determinando a mudança na bandeira para a vermelha em todas as regiões, que passa a valer a partir da meia-noite desta terça-feira até o dia 10 de maio, fica permitido o ensino presencial na Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, cursos livres, entre outros. A partir disso, a prefeitura de Cachoeirinha informou que as aulas presenciais da rede privada estarão liberadas a partir desta quarta (28), e da rede pública municipal a partir de quinta (29).

O prefeito Miki Breier destaca que a rede municipal já vinha se preparando para o retorno e nesta semana reiniciou a sanitização de todas as 37 unidades públicas de ensino. Segundo ele, a presença dos alunos não é obrigatória e as famílias podem optar em mandar ou não as crianças para a escola.

A prefeitura de Cachoeirinha ainda esclarece que mudança na bandeira e suspensão da cogestão ocorrem após julgamento pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), na noite da segunda-feira, no qual foram negados os pedidos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público do Estado para a retomada do ensino presencial na bandeira preta. Tramita no STF, uma liminar do Estado para permitir as aulas presenciais. 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895