Farroupilha, São Leopoldo e Alvorada vacinam professores nesta quarta-feira

Farroupilha, São Leopoldo e Alvorada vacinam professores nesta quarta-feira

Município da Serra também arrecada alimentos e ração durante a vacinação

Correio do Povo

Em Farroupilha, estão sendo imunizados professores da rede pública e privada da educação infantil e fundamental

publicidade

O município de Farroupilha, na Serra, iniciou nesta quarta-feira, a vacinação contra a Covid-19 nos professores. Estão sendo imunizados professores da rede pública e privada da educação infantil e fundamental, que estão atuando em sala de aula. Os demais docentes e trabalhadores da educação serão vacinados em etapa posterior, a ser divulgada.
A vacinação ocorre na UCS – Campus Farroupilha, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no formato drive-thru. Para ser imunizado é preciso apresentar CPF, documento com foto e um comprovante que ateste ser professor regente (atestado da escola ou diário de classe).

Também segue junto aos pontos de vacinação contra a Covid-19, a campanha Doses de Solidariedade, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama do município, Ariane Feltrin. A ação visa arrecadar alimentos não perecíveis, com o apoio voluntário da comunidade. Do montante arrecadado, 50% será destinado para o Hospital Beneficente São Carlos e 50% para auxílio de pessoas em vulnerabilidade social.

Paralelamente à Campanha Doses de Solidariedade, também está sendo promovido o recolhimento de ração para cães e gatos junto às etapas de imunização contra a Covid-19 em Farroupilha. As doações serão destinadas para a Campanha Joaninha, que fará a distribuição das rações.

No Vale do Sinos, segue nesta quarta-feira, no Centro de Eventos de São Leopoldo, a vacinação para professores do 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental de escolas municipais e particulares da cidade. Também estão contemplados trabalhadores de educação das áreas de direção, administrativo, secretaria, segurança, portaria, limpeza e alimentação escolar das escolas particulares e municipais que atendam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O expediente será das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Nesse primeiro momento, ficará de fora o público das instituições estaduais. A lista será enviada pela Secretaria da Educação. Ainda assim, os profissionais devem levar CPF, documento com foto, contracheque ou contrato de trabalho. Por conta do grande número de guichês, o atendimento será feito a pé e não no sistema drive-thru. O município de São Leopoldo está seguindo a ordem definida no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e demais profissionais da área da educação devem receber a imunização assim que receber novas doses de vacina.

A Secretaria da Saúde do município segue com a faixa da vacinação de primeira dose contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos de idade com as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas. A comprovação ocorrerá através de atestado médico, laudo, exame ou receita médica de medicamentos controlados das respectivas doenças prévias. Serão disponibilizadas vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

A vacinação ainda foi aberta em São Leopoldo para estudantes da área da saúde, no drive-thru do Largo Rui Porto e na antiga sede da Unisinos. A imunização também continua para nascidos até 1961 e para pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos. Elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). Também continuam contempladas pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos. A segunda dose da AstraZeneca é oferecida aos profissionais de saúde na antiga Unisinos.

Profissionais da área de educação da rede municipal de Alvorada, na região Metropolitana, também serão imunizados contra a Covid-19 nesta quarta-feira, no Ginásio Municipal Tancredo Neves (avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290 – ao lado do Corpo de Bombeiros). A aplicação do imunizante acontece das 14 às 17 horas, para aqueles que atuam nas áreas de Equipe de Apoio, Apoio Pedagógico, cozinha, higienização e portaria das instituições de ensino.

A Administração lembra que é preciso levar Cartão SUS atualizado, documento com foto e CPF, além do comprovante de residência. Na terça-feira, foram imunizados 263 profissionais da educação entre professores da educação infantil, equipes diretivas, secretários de escolas, motoristas de transportes escolar e profissionais da central de matrículas.

*Com informações dos correspondentes Celso Sgorla, Stephany Sander e Fernanda Bassôa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895