A Usina de Tratamento de Resíduos da Utresa, localizada em Estância Velha, está proibida de receber novos resíduos. Notificação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) considera que a empresa descumpriu a Licença de Operação concedida, tendo em vista que a célula de aterro funcionava acima da capacidade permitida.
Segundo comunicado emitido pela Fepam, o fato poderia ocasionar risco de contaminação do solo e da água e, por conta disso, foi lavrado um termo de suspensão do recebimento de novos resíduos, assinado pela engenheira química da fundação estadual, Vanessa dos Santos Rodrigues. “Vistoriamos a empresa a cada seis meses, mas esta foi a primeira vez que registramos este tipo de situação”, informou.
Conforme a Fepam, as atividades seguirão suspensas até que a empresa atualize sua licença. Entre as exigências para autorização da retomada dos trabalhos está a inclusão de uma nova célula para recebimento dos resíduos. A Utresa afirma que teria condições de receber materiais até a próxima semana e destaca que existe uma nova célula com capacidade para 20 mil metros cúbicos de resíduos em construção.
Fepam suspende usina de Estância Velha de receber resíduos
Aterro da Utresa funcionava acima da capacidade permitida e com risco de contaminação