Fepam suspende usina de Estância Velha de receber resíduos

Fepam suspende usina de Estância Velha de receber resíduos

Aterro da Utresa funcionava acima da capacidade permitida e com risco de contaminação

Stephany Sander

Fepam identificou possibilidade de contaminação do solo e água

publicidade

A Usina de Tratamento de Resíduos da Utresa, localizada em Estância Velha, está proibida de receber novos resíduos. Notificação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) considera que a empresa descumpriu a Licença de Operação concedida, tendo em vista que a célula de aterro funcionava acima da capacidade permitida.

Segundo comunicado emitido pela Fepam, o fato poderia ocasionar risco de contaminação do solo e da água e, por conta disso, foi lavrado um termo de suspensão do recebimento de novos resíduos, assinado pela engenheira química da fundação estadual, Vanessa dos Santos Rodrigues. “Vistoriamos a empresa a cada seis meses, mas esta foi a primeira vez que registramos este tipo de situação”, informou.

Conforme a Fepam, as atividades seguirão suspensas até que a empresa atualize sua licença. Entre as exigências para autorização da retomada dos trabalhos está a inclusão de uma nova célula para recebimento dos resíduos. A Utresa afirma que teria condições de receber materiais até a próxima semana e destaca que existe uma nova célula com capacidade para 20 mil metros cúbicos de resíduos em construção.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895