Festival em Santa Rosa incentiva consumo de pratos à base de soja

Festival em Santa Rosa incentiva consumo de pratos à base de soja

Receitas de moradores de 36 cidades do Noroeste gaúcho foram apresentadas na Fenasoja

Felipe Dorneles

Evento busca incentivar o consumo do grão

publicidade

 Além de proporcionar inovações a produtores, a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa, incentiva o consumo do grão. O Festival Regional de Pratos Derivados de Soja ocorreu nesta quarta-feira, 2, com o objetivo de incluir cada vez mais o produto na alimentação das pessoas. Foram apresentados 72 pratos à base do grão, doces e salgados, criados e produzidos por moradores de 36 municípios do Noroeste gaúcho. O público acompanhou as atividades, que ocorreram no Auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições.

A agricultora Elci Salante, de Tucunduva, apresentou um bolinho de resíduo de soja, assado, que inclui legumes e temperos verdes. “Eu e meu esposo incluímos a soja como um alimento básico na nossa casa. Minhas receitas fazem sucesso quando recebo os filhos e netos.” Além do bolo, ela prepara em casa pão de queijo e bolachas com derivados de soja. “É bom e faz bem para a saúde. E eu vim aqui hoje também para aprender”.

A receita de Elci estava entre as 500 inscritas. Gilmar Vione, engenheiro agrônomo da Emater e presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2018, explica que ocorreram seletivas municipais, que elegeram um prato salgado e um doce para o festival, totalizando dois de cada cidade. Ele diz que o evento incentiva o consumo do grão e, também, a produção da soja orgânica. “A soja é um produto do sistema de produção da região, Estado e país. Queremos dar possibilidade de uso do grão para as pessoas no dia a dia”, destaca.

Glotilde Bao, idealizadora do festival e uma das coordenadoras desta edição, conta que é preciso inserir a soja na alimentação humana. “Aos poucos vamos criando o hábito e mudando uma cultura. A soja garante uma alimentação equilibrada, para a melhor qualidade de vida da população”. As receitas dos 72 pratos que participaram do festival já estão disponíveis em um livro digital, no site da Fenasoja: www.fenasoja.com.br. Durante a Feira, que segue até domingo, no Parque de Exposições de Santa Rosa, nos turnos da manhã e tarde, a Cozinha da Soja recebe os visitantes para compartilhar receitas de pratos à base de soja. Esta foi a terceira edição do festival.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895