Festival reúne 1,4 mil artistas tradicionalistas em Santa Cruz do Sul

Festival reúne 1,4 mil artistas tradicionalistas em Santa Cruz do Sul

Evento começou no sábado e segue até esta segunda

Otto Tesche

Festival marca a retomada dos grandes eventos tradicionalistas, suspensos por causa da pandemia

publicidade

Artistas de 22 modalidades individuais gaúchescas e de 46 invernadas de danças tradicionais participam desde a manhã de sábado do Festival dos Festivais, no Ginásio Poliesportivo e Cultural Arno Frantz, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Com uma proposta diferente dos eventos consolidados no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e com público reduzido, o encontro reúne até a noite desta segunda-feira representantes do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), marcando a retomada dos grandes eventos tradicionalistas, suspensos por causa da pandemia.

Os dois primeiros dias de apresentações do festival reuniram em três palcos do ginásio poliesportivo apresentações coletivas intercaladas com as competições individuais. A estimativa da organização é de 1,4 mil participantes. Os grupos de danças, ou invernadas como são popularmente conhecidas, são os espetáculos mais aguardados e movimentam os espectadores. "Precisamos retomar as atividades pelo bem de nossas entidades. Torcemos para que tudo volte à normalidade, mas enquanto isso não é possível, nos adaptamos ao momento", disse o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de sábado e teve momentos de emoção, especialmente quando o presidente do MTG homenageou o tradicionalista José Roberto Fischborn, falecido em junho, em decorrência de complicações da Covid-19. "O Zé trabalhou muito pelos eventos do Movimento Tradicionalista, especialmente o Enart, e merece o nosso reconhecimento", disse Savaris no momento da entrega do troféu do Festival dos Festivais 2021 à esposa e aos filhos de Fischborn.

O presidente do MTG lembrou que os preparativos para o festival começaram em janeiro, quando esteve no gabinete da prefeita Helena Hermany para perguntar se Santa Cruz do Sul toparia fazer o evento este ano. A organização, conforme Savaris, começou em julho. A prefeita Helena destacou a parceria do município com o MTG. Ela agradeceu a solidariedade de todos que se preocuparam com as doações para o Natal das crianças e reforçou o pedido para que sejam seguidas as regras de prevenção. "Com todos os cuidados poderemos levar adiante os eventos, porque quanto mais apoiarmos o tradicionalismo, melhores serão nossos jovens", disse.

O Festival dos Festivais segue nesta segunda-feira, a partir das 8h, com o encerramento às 18h35. O acesso ao Parque da Oktoberfest ocorre mediante a doação de um brinquedo. As contribuições serão repassadas a instituições do município que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. Os ingressos para as apresentações no ginásio poliesportivo estão à venda no site do evento. As apresentações também podem ser acompanhadas pela internet, na página do MTG no Facebook.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895