Fogo da Pátria chega a Santa Maria e fica em vigília até 7 de setembro

Fogo da Pátria chega a Santa Maria e fica em vigília até 7 de setembro

Município é a oitava cidade gaúcha a receber este símbolo durante a 84ª Corrida do Fogo Simbólico do Rio Grande do Sul

Renato Oliveira

O Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria ficará na sede da Polícia Federal

publicidade

O município de Santa Maria recebeu o Fogo Simbólico da Pátria na noite desta segunda-feira, na sede da Polícia Federal, em solenidade com restrição de público devido à pandemia de coronavírus. O grupo Os Legendários, da Liga de Defesa Nacional, saiu de Porto Alegre, para a 84ª Corrida do Fogo Simbólico do Rio Grande do Sul. Santa Maria é a oitava cidade a receber o símbolo patriótico, em ato que marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria no município, que se encerra em 7 de setembro, Dia da Independência.

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu a centelha junto com o delegado da Polícia Federal (PF), Leonei Imaruim, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, coronel Erivelto Hernandez, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, e a representante da Câmara de Vereadores, Roberta Leitão. Em seguida, a pira do Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria foi acesa.

“Teremos uma Semana da Pátria igual ao ano passado. Bastante diferente do que estamos acostumados. Este ano, damos destaque aos profissionais da linha de frente que atuam no combate à Covid-19, e se conseguimos estar aqui, para fazer esta solenidade, mesmo que com restrição no número de pessoas, é por causa deles. Então, façam o que é preciso, sigam se cuidando, acreditem na ciência, compareçam à vacinação. Que no ano que vem, vamos conseguir comemorar a nossa Semana da Pátria desfilando na avenida”, reforçou o prefeito.

O Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria ficará na sede da Polícia Federal em vigília até a o Dia da Independência, quando será extinguido. Neste ano, as festividades têm como tema nacional o Hino Nacional. Já à nível estadual, o tema são os 75 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Em Santa Maria, o slogan é “Compaixão e solidariedade: o sentido da vida”, com destaque local aos profissionais da linha de frente que atuam no combate à Covid-19. Os homenageados locais são o general de Exército Geraldo Antônio Miotto (in memoriam) e o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal (GPRED/PF). O delegado Leonei Imaruim, salienta que a Polícia Federal ser homenageada junto com o general Miotto é uma honraria muito grande. O grupo Os Legendários segue a entrega do Fogo Simbólico pelo Estado até esta sexta-feira. Mais 16 cidades gaúchas vão receber o símbolo patriótico.

A cerimônia contou com a participação da Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Além das autoridades já citadas, também participaram da solenidade a secretária de município da Cultura, Rose Carneiro, o chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da 3ª Divisão de Exército (DE), coronel Nei Leiria do Nascimento; a coordenadora adjunta da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Girce Maria Nunes de Souza; o coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT), Luiz Marcos Pozzobon Júnior; e integrantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895