Força-tarefa atua para reparos após temporal em Santa Cruz do Sul

Força-tarefa atua para reparos após temporal em Santa Cruz do Sul

Prefeitura reforçou as equipes no atendimento às demandas dos atingidos pela chuva torrencial da última quinta-feira

Otto Tesche

Operários, máquinas e equipamentos foram deslocados para as operações na cidade

publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul montou uma força-tarefa nesta segunda-feira para a realização dos reparos nos estragos causados pela enxurrada da noite da última quinta. O grande volume de chuva em um curto espaço de tempo provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e causou prejuízos em vários bairros e também no interior. Após o fim de semana de limpeza de ruas, consertos em calçamentos, recolhimentos de galhos, móveis e entulhos, além do trabalho socioassistencial, a administração municipal reforçou as equipes para atender a demanda das comunidades atingidas.  

Oito frentes de trabalho envolvendo as secretarias operacionais foram formadas nesta segunda-feira, sob a coordenação da Defesa Civil, e vão concentrar esforços nos bairros Santo Inácio e Várzea, os mais atingidos pela grande quantidade de água. A operação consiste principalmente na limpeza das bocas de lobo e no recolhimento de móveis destruídos e de galhos e entulhos. A prefeita Helena Hermany solicitou a colaboração da comunidade para que aguarde, pois as equipes chegarão a todos os locais onde há necessidade de atuação do poder público. “Vamos começar por esta parte da cidade que foi a mais atingida e gradativamente iremos para outras comunidades”, disse ela.  

Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, a limpeza das bocas de lobo, com a retirada de lodo e de entulhos, é considerada a medida mais urgente para evitar novos alagamentos. Operários, máquinas e equipamentos foram deslocados para essas operações por secretarias do governo. A prefeitura segue com o levantamento dos prejuízos materiais. Até o fim desta semana, o relatório deverá estar concluído, quando então será definido se o município vai decretar ou não situação de emergência. 

O trabalho de recebimento de doações e cadastramento da famílias atingidas pela enxurrada retornou na manhã desta segunda-feira no pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest após a interrupção no domingo. A maior necessidade agora é de materiais de higiene e limpeza, fraldas, móveis e eletrodomésticos como geladeira e fogão em bom estado. Roupas não são mais necessárias, pois há um bom estoque na Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Sociale Esporte.  

Moradores das regiões do Cras Beatriz Frantz Jungblut e do Cras Integrar devem buscar as doações de alimentos, roupas e materiais de higiene nestes locais, onde também ocorre o cadastramento para quem necessitar de móveis e eletrodomésticos. A prefeitura solicita que apenas uma pessoa por família se dirija aos centros para evitar aglomerações. 

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895