Formatura da Unisinos terá convidados limitados para evitar aglomeração em São Leopoldo

Formatura da Unisinos terá convidados limitados para evitar aglomeração em São Leopoldo

Universidade decidiu que cada estudante poderá levar apenas três pessoas para a colação de grau

Stephany Sander

publicidade

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) de São Leopoldo decidiu restringir o público nas cerimônias de formatura de colação de grau. A decisão foi tomada 24 horas antes de um dos eventos acontecer. De acordo com o formando Fabiano Fetter, a comissão organizadora dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos foi chamada para uma reunião, na quinta-feira, sobre a formatura agendada para esta sexta-feira. Marcada para ocorrer no Anfiteatro Padre Werner, a cerimônia, que conta com 41 formandos, não poderia ter público. 

"Ficamos extremamente chateados com esta decisão pois a universidade está com aulas e eventos ocorrendo normalmente. Comunicar 24h antes que não poderemos ter nossos familiares na plateia foi muito decepcionante" afirma ele. Segundo o documento encaminhado aos formandos, as cerimônias de colação de grau que ainda estão por ocorrer no mês de março serão mantidas, porém sem a presença de público, que poderia acompanhar o ato ao vivo, por um link de transmissão via internet. 

Após uma grande repercussão sobre a decisão, mobilizada pelos formandos, uma nova reunião com a comissão de formatura ocorreu na manhã desta sexta-feira e a universidade optou por liberar a presença de três convidados por formando para que o número de pessoas não classifique uma aglomeração. "Agora eu tenho que escolher entre levar meu pai, minha mãe ou o meu filho. Estou arrasado", desabafa Fetter. Ainda conforme ele, uma lista com os nomes dos convidados escolhidos será repassada a produção do evento e deverão comparecer na cerimônia apenas estas pessoas. Inclusive para a sessão fotográfica que ocorre antes da cerimônia. "Não terei fotos com a maioria das pessoas que gostaria", finaliza Fetter.

Localizada em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale, afirma que não tem nenhuma cerimônia de formatura agendada para as próximas semanas mas reforça que também tem adotando várias medidas de orientação e prevenção ao coronavírus. Recentemente, a instituição lacrou os bebedouros e está adotando algumas providências em sala de aula, como mantê-las arejadas, por exemplo, além da não realização de eventos que envolvem grande aglomeração de pessoas. Além disso, diariamente a Instituição está avaliando a situação, já estando inclusive preparada, se for o caso, para oferecer aulas a distância.  

Na última quinta-feira, a Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) comunicou que todo o calendário de formaturas previsto para o primeiro semestre de 2020 estava suspenso. A faculdade disse ainda que as cerimônias não têm datas previstas para reagendamento. A decisão integra uma série de medidas cautelares para evitar aglomerações de pessoas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895