Frio amplia período da Ronda Social de São Borja
capa

Frio amplia período da Ronda Social de São Borja

Trabalho previsto até início de setembro foi prorrogado em seis semanas

Por
Fred Marcovici

Serviço acolhe moradores em situação de rua durante inverno

publicidade

A rotina de assistência do serviço da Ronda Social, em São Borja, será alterada com base nas previsões de institutos de meteorologia, onde informam que, em 2019, a Fronteira Oeste do Estado, terá ondas de frio até outubro próximo, principalmente as cidades margeadas pelo rio Uruguai.

Inicialmente o trabalho seria até a primeira quinzena de setembro, porém, com as adversidades climáticas, haverá a prorrogação por mais seis semanas. A projeção é do secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, responsável pela coordenação das ações no setor.

O serviço de Ronda Social é normalmente prestado durante o inverno, entre 19h e 21h. Um veículo da Prefeitura, com a identificação do programa, percorre locais estratégicos da cidade, a fim de recolher e acolher moradores de rua. São percorridos locais como as praças XV de Novembro, da Lagoa e Assis Brasil, área central da cidade e o entorno da São Francisco de Borja, além da Estação Rodoviária.

As pessoas em situação de rua são convidadas a pernoitarem no Albergue Municipal, localizado no antigo CRAS da vila Boa Vista. Além de permanência durante a noite, são oferecidos banho, jantar e café da manhã. São 14 vagas à disposição, masculinas e femininas. Além de moradores de rua são assistidas pessoas de outras cidades com dificuldade de hospedagem.

O secretário Quoos ressalta que, para esse tipo de assistência, o atendimento, não sofre interrupção ao longo de todo o ano. A Secretaria de Desenvolvimento Social mantém a campanha de recolhimento de agasalhos e alimentos, com a necessidade maior de cobertores e roupa infantil.

Quoos observa que, ao mesmo tempo, a Prefeitura espera por doações de materiais de construção que serão utilizados para a recuperação de moradias. No mesmo sentido, também podem ser feitas doações de móveis, eletrodomésticos, novos ou usados, para repasse a famílias carentes.