Fronteira Oeste tem 25,6% de aumento de casos de Covid-19 em uma semana

Fronteira Oeste tem 25,6% de aumento de casos de Covid-19 em uma semana

Números foram divulgados pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Alegrete

Fred Marcovici

Uruguaiana foi o município que mais testou na Fronteira Oeste com 4626 exames

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, divulgou nesta quarta-feira, o quadro da expansão do novo coronavírus e evolução dos casos da Covid-19 nos municípios da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, da área de abrangência do órgão. Segundo a coordenadora-adjunta, Andréia Carneiro, foram identificados 608 casos positivos e 19 mortes nas 11 cidades, um avanço de 124 notificações se comparado com o levantamento de uma semana atrás, totalizando aumento de 25,6% no período. 

Em toda a região, estão ocupados 72,4% dos 76 leitos de UTI existentes. Por coronavírus são 11 internações – sete confirmados e quatro em análise. 

Segundo Andréia, a população deve manter o distanciamento social e, dentro do possível, ficar em casa a maior parte do tempo. "Os cuidados preventivos à disposição ainda são os únicos meios para impedir a proliferação do vírus", disse. 

Uruguaiana foi o município que mais testou na Fronteira Oeste 

Em Uruguaiana, são 84 positivos destes 63 curados, além de 135 pessoas em isolamento domiciliar com síndromes gripais monitoradas e ainda 17 pacientes aguardando resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). O município foi o que mais testou na Fronteira com 4626 exames. 

Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Sant'Ana do Livramento, agora há 132 casos, entre eles dois óbitos. Foram 1642 testes realizados. A preocupação e atenção dos santanenses ainda permanece voltada para a vizinha cidade uruguaia de Rivera que tem 57 casos da doença com três óbitos, um a mais apontado nos últimos sete dias. 

Em Quaraí, durante todo o mês de junho foram mantidos os 29 casos positivos que provocaram dois óbitos. 

Na cidade de Alegrete, houve testagem de 804 pessoas e 68 casos notificados resultando em cinco óbitos, dobrando o número de positivos em uma semana. No município de Itaqui são 29 casos confirmados, sem óbitos. Em Rosário do Sul evoluiu para 40 notificações. 

Em São Gabriel, o número de casos confirmados de Covid-19 cresceu para 221, com nove mortes, permanecendo como o município da Fronteira Oeste com o maior número de casos e óbitos notificados. 

Em Manoel Viana, são quatro casos positivos incluindo um óbito na cidade. A cidade de Santa Margarida do Sul registrou o seu primeiro caso do novo coronavírus. Em Barra do Quaraí e Maçambará não houve notificação. No plano estadual do distanciamento controlado, a região manteve-se na bandeira laranja. 

Na cidade de São Borja, mesmo na fronteira, porém sem  pertencer a 10ª CRS, estando ligada a 12ª CRS de Santo Ângelo, agora incluída na bandeira vermelha,  são 50 casos positivos para Covid-19, dez em isolamento hospitalar, sendo dois internados em CTI e dois óbitos. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895