Geloteca número 100 é exposta no Centro de Canoas

Geloteca número 100 é exposta no Centro de Canoas

Ação acompanha o lançamento do livro que conta história do projeto

Fernanda Bassôa

O Projeto Geloteca já entregou 100 geladeiras pintadas e cheias de livros para as comunidades

publicidade

O Projeto Geloteca realiza a partir desta segunda-feira uma série de atividades especiais na área central de Canoas. Entre elas, o lançamento do livro do Projeto Geloteca, que conta a história, os bastidores e os próximos passos que vai tomar o Projeto nas cidades do Estado. Com quase 80 páginas, a obra mostra como o projeto começou, como se consolidou e discorre onde pretende chegar.

O livro é cheio de fotos e informações sobre os equipamentos já feitos e os mais de 24 artistas que já participaram do projeto desde a sua criação, em maio de 2020. Para completar, a geladeira de número 100 ficará exposta (e recheada de livros) no calçadão da cidade até a próxima sexta-feira para quem quiser dar uma paradinha e fazer uma boa leitura. Durante os quatro dias de ação serão feitas atividades culturais e educacionais como sarau literário, contação de histórias, leitura do livro do Projeto, slam e outras atrações. Todas as atividades são gratuitas e abertas para todos os públicos. Para saber mais informações sobre a programação, acesse o Instagram do projeto.

O idealizador do projeto, Adriano de Souza Peixoto, mais conhecido como Dplay, conta que a ideia nasceu em Canoas, em maio de 2020, em parceria com o designer e grafiteiro Gui Menezes, e hoje a ação já está presente em 13 cidades do Rio Grande do Sul. O Projeto Geloteca já entregou 100 geladeiras pintadas e cheias de livros para as comunidades, buscando facilitar o acesso à cultura e à literatura. A ação é desenvolvida de forma colaborativa entre artistas, produtores culturais, instituições parceiras e comunidades.

As partes envolvidas participam da coleta de doações de geladeiras, livros e tintas, da criação e da manutenção das gelotecas entregues em cada bairro. Mais de 24 artistas já passaram pelo projeto, personalizando as geladeiras com grafites e pinturas. Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Guaíba, Nova Santa Rita, Cachoeirinha, Gravataí, Cidreira, Quintão, Passo Fundo, Alvorada e Viamão são as cidades contempladas até agora. Além das cidades da região Metropolitana, há também equipamentos em cidades do Paraguai e da Colômbia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895