Governo do Estado aprova plano de cogestão do Vale do Rio Pardo

Governo do Estado aprova plano de cogestão do Vale do Rio Pardo

Modelo de cogestão permite que os municípios com bandeira vermelha cumpram os protocolos da laranja

Otto Tesche

Também será depositada na sexta-feira, dia 29, a primeira parcela relativa ao 13° salário de 2020

publicidade

O governo do Estado aprovou na tarde da quarta-feira o pedido da região do Vale do Rio Pardo para a adoção do plano estruturado de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado. No sistema, que estabelece medidas de prevenção à Covid-19 de acordo com o risco de mortes pela doença, a área referenciada por Santa Cruz do Sul aparece, nesta semana, em bandeira vermelha, de risco alto. No entanto, os prefeitos solicitaram a manutenção das regras de bandeira laranja, de risco médio, o que foi aceito pelo Executivo estadual.

O modelo de cogestão permite que os municípios afrouxem as regras e cumpram os protocolos da bandeira laranja. A maior parte dos municípios da região nem chegou a adotar regras de bandeira vermelha. Os prefeitos acordaram que manteriam os protocolos do risco médio, até resposta do governo do Estado sobre o pedido de gestão compartilhada.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul adotou, por meio de decreto, nesta quarta-feira, as restrições da bandeira vermelha. Com a aprovação do pedido de cogestão feito pela Região 28, o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, informou que as regras da classificação laranja passam a vigorar novamente a partir das 12 horas desta quinta-feira, ou seja, 48 horas após a solicitação ser protocolada junto ao Estado.

Alles explicou que, com a cogestão regional aprovada, mesmo que a região de Santa Cruz do Sul volte a ser classificada com bandeira vermelha nesta sexta-feira, seguirão valendo os efeitos de bandeira laranja no município e no Vale do Rio Pardo.

Seis cidades da Região 28 se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisam endurecer as medidas, mesmo com a bandeira vermelha para a região: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos 14 dias anteriores à atualização do modelo. Os demais municípios da R28 são: Santa Cruz do Sul, Candelária, Mato Leitão, Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895