Cidades

Governo do RS homologa decreto de situação de emergência de três cidades

Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana foram prejudicadas pela forte chuva que atinge o Estado desde semana passada

Governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três cidades gaúchas
Governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três cidades gaúchas Foto : Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP
O Governo do Rio Grande do Sul homologou, nesta terça-feira, o decreto de situação de emergência de três municípios: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. “Determinamos que o processo de reconhecimento dos decretos de situação de emergência fosse agilizado, para que o Estado possa prestar o apoio necessário o mais rápido possível. Estamos comprometidos com o objetivo de retomar a normalidade nesses municípios”, destacou o governador Eduardo Leite (PSDB).

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Julio Cesar Rocha Lopes, o decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de dez dias para apresentar relatórios de danos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal. “Depois dessa etapa, o governo federal poderá homologar os decretos para que os municípios tenham acesso a recursos. Além disso, as pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo”, explicou.

Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta terça-feira, o Estado tem cerca de 5,7 mil pessoas atingidas pela forte chuva desde a semana passada - 3.249 desalojados, 1.398 desabrigados e 1.152 pessoas com danos parciais. Também foram registrados dois óbitos em decorrência de danos provocados pela enxurrada, uma em Alegrete e a segunda em Santana da Boa Vista. Ao todo, 17 municípios foram prejudicados pelo mau tempo.