Grafite homenageia profissionais do Hospital Centenário em São Leopoldo

Grafite homenageia profissionais do Hospital Centenário em São Leopoldo

Obra de arte tem como inspiração a foto do abraço de três enfermeiras, que está eternizada na parede da recepção do local

Stephany Sander

Foram quatro dias de trabalho para retratar o abraço num fundo azul e cercado por nuvens, pela visão do artista

publicidade

Uma imagem que representa a luta, a dedicação e o carinho dos profissionais da saúde do Hospital Centenário, de São Leopoldo, no enfrentamento à covid-19, foi retratada pelo artista Andre Machado, o Bart Graffiti, para agradecer o trabalho de enfermeiros, técnicos, médicos e todos os trabalhadores da Área Covid da instituição.

“Meu objetivo é homenagear os profissionais da linha de frente. Procurei o hospital, fui muito bem acolhido. Perdi amigos, parentes próximos e é uma forma de conscientizar as pessoas a se cuidarem. Fiquei muito tempo afastado do meu trabalho para cuidar da minha família e nada mais justo voltar homenageando todos os profissionais do Hospital Centenário”, disse Bart.

Reproduzida em grafite, a foto original, o abraço de três enfermeiras, está eternizada na parede da recepção do local e chamando a atenção de quem chega. Foram quatro dias de trabalho para retratar o abraço num fundo azul e cercado por nuvens, pela visão do artista. “É uma alegria ter essa homenagem na Área Covid, isso marca um período que vai ficar na história do hospital, da cidade, do mundo inteiro. Ainda estamos enfrentando o vírus, e é fundamental reconhecermos o trabalho destes profissionais que estão na luta contra esse inimigo que nos trouxe tanta tristeza. Agradeço muito a homenagem do Bart, que através da sua arte, imortaliza este momento’’, disse a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva.

Na foto do abraço das três profissionais da Área Covid do Hospital Centenário estão a técnica em enfermagem Indiara Silveira e as enfermeiras Josiane Nunes e Gisele Gomes, e foi clicada pelo fotógrafo da Prefeitura de São Leopoldo, Thales Ferreira, após a gravação de um depoimento em que Gisele se emocionou ao falar do trabalho da equipe na linha de frente.

A foto viralizou e tornou-se o símbolo da dedicação dos profissionais do Hospital Centenário. Além do grafite de Bart, a foto ilustra também o painel da série “A Vida no Centenário’’, exposto no interior da instituição.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895