Gramado irá pedir doses extras de vacina para conter variante Delta

Gramado irá pedir doses extras de vacina para conter variante Delta

Primeiros dois casos da variante no Estado são de moradores do município da Serra

Correio do Povo

Primeiros dois casos da variante no Estado são de moradores do município

publicidade

A prefeitura de Gramado irá pedir ao governo gaúcho nesta semana montante extra de vacina contra Covid-19 para conter maior transmissibilidade do coronavírus.O anúncio, feito pelo secretário de Saúde Jeferson Moschen, nesta segunda-feira, ocorreu minutos depois da confirmação de dois casos da variante Delta no município. Os resultados das amostras genéticas de dois moradores do município serrano foram divulgadas hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A pasta estadual, no entanto, disse que ainda não foi notificada da solicitação. 

“Vamos solicitar ao governo do Estado ainda esta semana maior número de remessa de vacinas para conter essa variante”, afirmou Moschel em live no Facebook, ao lado da enfermeira da Vigilância em Saúde local Ellen Regina Pedroso. De acordo com ela, o caso-índice – primeiro paciente infectado pela cepa – trata-se de um homem, de 32 anos, que já concluiu o período de isolamento após identificação da contaminação, há duas semanas. A enfermeira ainda destacou que a pasta já realizou uma busca ativa entre os contatos dos dois contaminados. 

Até esta segunda-feira, quase metade da população adulta de Gramado já foi vacinada com a primeira dose contra Covid-19 e 22% têm cobertura vacinal completa. Ao todo, o município aplicou 24.706 doses, 86,2% do montante recebido. A cidade somava 133 mortes por Covid-19 e mais de 8,7 mil casos confirmados.

O Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), localizado na cidade, atende atualmente sete pacientes residentes internados com diagnóstico para a doença, sendo cinco deles em UTIs. Outros dois moradores estão na UTI e um em leito clínico aguardando os resultados dos exames.

O Rio Grande do Sul irá receber, até esta terça-feira, 429,5 mil vacinas de três laboratórios diferentes. Ao todo, serão 283,1 mil novas doses da Astrazeneca, 81,2 mil doses da Coronavac e 65.520 doses da Pfizer. A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, ainda não divulgou o calendário de distribuição dos imunizantes aos municípios. 

Outros casos suspeitos seguem em investigação

Outros quatro casos suspeitos da variante Delta seguem em investigação na Fiocruz (dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas). Os resultados devem sair ao longo desta semana. A amostra de um paciente de Santana do Livramento também foi enviada para o sequenciamento completo, mas já foi descartado se tratar desta variante por um sequenciamento parcial no Lacen.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895