capa

Grito da Terra reúne 10 mil trabalhadores em Santa Cruz do Sul

O grupo busca a valorização dos agricultores familiares e assalariados rurais

Por
Otto Tesche

A manifestação começou no início da manhã

publicidade

Mesmo sob períodos de chuva fraca, alternados com sol, em torno de 10 mil produtores rurais de diversas regiões do Estado participam nesta quarta-feira da manifestação do 9º Grito da Terra, no Centro de Santa Cruz do Sul. A pauta central do movimento é buscar a valorização dos agricultores familiares e assalariados rurais e mostrar a contrariedade do setor em relação à reforma da Previdência. A mobilização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) conta com o apoio das macrorregionais Centro e Missões Fronteira Noroeste, regionais sindicais e sindicatos dos trabalhadores rurais.

A concentração das caravanas ocorreu em frente ao Parque da Oktoberfest, onde houve as primeiras manifestações das lideranças. Duas caravanas com tratores vieram do interior de Santa Cruz do Sul no início da manhã, uma procedente da localidade de Linha Nova e a outra de Cerro Alegre Alto. Classes trabalhadoras que antes fizeram uma concentração na praça Hardy Elmiro Martin, com a participação de professores, bancários, comerciários e vigilantes, entre outros trabalhadores, também se uniram à manifestação contra a Reforma da Previdência e contra os cortes feitos na área de educação.

Na metade da manhã, um tratoraço seguido pela caminhada dos participantes seguiu pelas ruas do Centro, com paradas na sede do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e da agência do Banco do Brasil. Ao meio-dia começou nova concentração dos produtores rurais em frente da agência do INSS, na esquina das ruas Ernesto Alves e Ramiro Barcelos. No local, os participantes vão permanecer até a tarde para reforçar o descontentamento com a perda de direitos na reforma da Previdência.

Os participantes da mobilização realizam a assembleia de encerramento por volta das 14h e depois fazem a caminhada de retorno até o Parque da Oktoberfest.