Hemocentro de Caxias do Sul começa receber doação de plasma de mulheres

Hemocentro de Caxias do Sul começa receber doação de plasma de mulheres

Doações precisam ser agendadas pelo telefone

publicidade

O Hemocentro Regional (Hemocs) de Caxias do Sul, que recebia doações de plasma convalescente para tratamento experimental contra Covid-19 somente de homens, abriu nesta semana a possibilidade para que mulheres já  recuperadas da doença também possam ser doadoras. A informação é do enfermeiro responsável pela captação de plasma, Marcos Venicio Carvalho.

Ele ressalta, no entanto, que neste primeiro momento podem ser doadoras mulheres que não ficaram grávidas e não sofreram abortos ao longo da vida. Outra condição, a exemplo do que ocorre com os homens, é não apresentar mais sintoma algum da Covid-19 e ser considerado recuperado há no mínimo 28 dias.Também que está em análise a possibilidade de doação de mulheres que tiveram apenas uma gravidez.

Carvalho lembra que o Hemocs, desde que iniciou o processo de doação de plasma no mês de maio, só estava recebendo  doações de homens, visto que  as mulheres possuem um anticorpo que é utilizado para defender o embrião na gravidez, o que pode causar riscos ao receptor da transfusão de plasma.

Desde o início da captação, o Hemocs já recebeu cerca de 20 mulheres interessadas na doação de plasma, mas na oportunidade  foram excluídas por não serem consideradas aptos para o procedimento. Em Caxias do Sul, o Hospital Virvi Ramos, que realiza as transfusões de plasma para pacientes em estado grave, efetuou 22 procedimentos desde que  a cidade iniciou com o tratamento, em maio.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 999297491/984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895