Hidrelétrica fará manutenção e testes de rotina no rio Uruguai

Hidrelétrica fará manutenção e testes de rotina no rio Uruguai

Trabalhos devem ser finalizados até sexta-feira

Agostinho Piovesan

Complexo gera energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares

publicidade

A Foz do Chapecó Energia realizará manutenção e testes de rotina em algumas sirenes do sistema de alerta do vertedouro localizado no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre, no Rio Grande do Sul e Águas do Chapecó, em Santa Catarina. Os trabalhos estão previstos para ocorrer nesta segunda-feira, e devem ser finalizados na próxima sexta-feira, 4 de outubro. As atividades serão realizadas no horário comercial.

O sistema de alerta do vertedouro da usina hidrelétrica é composto por sirenes e sinalização luminosa e é acionado todas as vezes que a usina vai abrir as comportas do vertedouro para escoar água. Ele abrange um trecho de 19 km do rio Uruguai abaixo da barragem e percorre os municípios de Águas de Chapecó, São Carlos e Palmitos, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul.

Segundo o diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo, esse sistema é utilizado para avisar as pessoas que estão no leito do rio ou próximo as margens, com 90 minutos de antecedência, que as comportas vão abrir e que a vazão vai aumentar.

Com quatro unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma potência instalada de 855 megawatts. Segundo a empresa, a capacidade equivale a 25% do consumo de energia do estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. O complexo gera energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895