Hospitais da região Noroeste estão novamente lotados

Hospitais da região Noroeste estão novamente lotados

Em Santo Ângelo já são 179 mortes por Covid-19

Felipe Dorneles

Na Unidade Dom Bosco de Doenças Respiratórias e Coronavírus os 35 leitos de UTI estão ocupados

publicidade

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Unidade Dom Bosco de Doenças Respiratórias e Coronavírus de Santa Rosa, está novamente lotada. Os 35 leitos de UTI estão ocupados com pacientes de Santa Rosa e outros municípios do Estado. Nos leitos de interação, há sete pacientes. Restam 13 vagas.

Décio Stefan, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, diz que há um novo aumento de casos na cidade, mas que há dois meses a situação era de queda. Sobre as internações, ele avalia que subiram os índices com a chegada de pacientes de fora da região.

“Dos 35 pacientes em UTI, 12 são de municípios fora da região da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (14ª CRS). No mês passado eram três”, afirmou Stefan.

Em Santo Ângelo, o Hospital Santo Ângelo (HSA) e Hospital Regional Unimed Missões (HRUM) estão praticamente lotados com o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e nos demais municípios da região. O secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, confirmou que o Hospital Santo Ângelo está com os 27 dos 30 leitos de Covid ocupados. E na UTI Covid-19, a ocupação nos 14 leitos está em 100%. Há nove pacientes na fila de espera, destes, quatro estão entubados na emergência. No Hospital Unimed, a UTI tem sete leitos, todos ocupados. Nos 30 leitos de internação, há 23 pacientes.

Christensen entende que o cenário é resultado de surtos em municípios da região. “Tivemos surtos em São Borja, Porto Xavier e São Luiz Gonzaga, o que acaba interferindo em Santo Ângelo. Tanto no que se refere às internações quanto no número de casos. Com mais pacientes de fora por aqui, mais casos locais são confirmados”.

Ele afirma ainda que há casos de variante nas Missões. A cidade registra 179 mortes por Covid-19.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895