Hospital Casa de Saúde de Santa Maria lança o projeto Grupo Cegonha
capa

Hospital Casa de Saúde de Santa Maria lança o projeto Grupo Cegonha

O objetivo é qualificar o atendimento a gestantes, puérperas e familiares

Por
Renato Oliveira

publicidade

Com o objetivo de qualificar o atendimento a gestantes, puérperas e familiares, o Hospital Casa de Saúde de Santa Maria inicia nesta sexta-feira o projeto Grupo Cegonha. A abertura terá como local o auditório da Casa de Saúde, 14h, e a iniciativa terá o respaldo de equipe multiprofissional das áreas da psicologia, serviço social, fisioterapia e enfermagem da instituição.

O projeto, que ocorrerá por meio de encontros mensais até o fim do ano, envolverá um grupo de convivência voltado à reflexão e discussão de temas de interesse dos participantes. O foco é a troca de experiências, sobre as mudanças na vida com a gestação e após o nascimento, questões psicológicas e traumas pós-parto, depressão. "Vamos escalarecer sobre o parto humanizado, os novos papéis sociais, gravidez planejada", explica o psicólogo da Casa de Saúde, André Luis Volmer.

Apesar de ter um grupo de gestantes que  promovem  encontros mensais sobre questões práticas da gestação e pós-gestação, desde como dar banho no bebê, amamentação e os tipos de partos até a estrutura da maternidade da Casa de Saúde, observou-se a necessidade de uma abordagem mais profunda de outros temas, principalmente, relacionados a um suporte psicológico geral, informou o psicologo. O projeto reunirá uma faixa mais ampla de pessoas, atingindo familiares e puérperas, aprofundando discussões que envolver comportamento e autoconhecimento.