Hospital de Charqueadas retoma atendimentos na segunda-feira

Hospital de Charqueadas retoma atendimentos na segunda-feira

Com capacidade para até 3,6 mil atendimentos mensais, 30 leitos serão destinados à saúde prisional

Fernanda Bassôa

Hospital terá capacidade para até 3,6 mil atendimentos na área de urgência por mês

publicidade

O Hospital de Charqueadas, na Região Carbonífera, que permaneceu de portas fechadas por mais de um ano, volta a funcionar a partir das 7h desta segunda-feira. Uma solenidade programada para as 10h marca a retomada dos atendimentos de urgência, emergência, além de internações e acolhimento na área de saúde mental e também prisional. A instituição, que acolherá 100% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será administrada pela Associação Hospitalar Vila Nova.

De acordo com a secretária de Saúde do Município, Cláudia Brum, os cerca de 40 mil habitantes contarão com 60 leitos dos quais 30 serão destinados aos pacientes do sistema prisional, nove para o setor de saúde mental e o restante para atendimentos em geral. “Neste momento não teremos bloco cirúrgico em razão da estrutura, mas ficou acordado que entre janeiro e fevereiro de 2019 este serviço também será disponibilizado à comunidade. Nossa expectativa é a melhor possível.”

O diretor administrativo da Associação Hospitalar Vila Nova, Jalmir Pin, garante que está tudo pronto, edificação e equipe completa, para atender a comunidade com qualidade e eficiência. “É um desafio, mas estamos comprometidos nesta missão, que é atender pacientes do SUS. Temos competência e faremos isso com excelência.”

O hospital, que fica as margens da RS 401 e tem 2,5 mil metros quadrados, terá capacidade para a realização de até 3,6 mil atendimentos na área de urgência/mês, além de 173 internações e 2,7 mil exames. O contrato com a Associação Hospitalar Vila Nova prevê um repasse mensal de R$ 408 mil por parte do governo do Estado e de R$ 380 mil da prefeitura de Charqueadas.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895