Hospital Universitário de Canoas faz programação alusiva ao Agosto Dourado

Hospital Universitário de Canoas faz programação alusiva ao Agosto Dourado

Atividades de incentivo ao aleitamento materno iniciam nesta terça-feira

Fernanda Bassôa

publicidade

Com o tema “Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando”, a equipe da CTI Neonatal e o serviço de Nutrição do Hospital Universitário de Canoas realizarão, em conjunto, a partir desta terça-feira, a programação de incentivo ao aleitamento materno do Agosto Dourado.

Mesa-redonda sobre a importância do Banco de Leite, palestra sobre as propriedades do leite humano e sobre o acolhimento das mães de bebê prematuro, com enfoque na amamentação e benefícios da mamanalgesia, estão entre as atividades previstas que seguem até a próxima sexta. 

Agosto é o mês que simboliza a luta mundial pelo incentivo à amamentação para a saúde do bebê e da mulher. “Amamentar não é um processo instintivo. É preciso todo um apoio e suporte, inclusive psicológico, para as mães”, pontua a fonoaudióloga Marilise Floriano, que atua na UTI Neonatal do HU.

A coordenadora da UTI Neonatal do HU e tutora responsável pelo Centro de Referência pelo Método Canguru no RS, Silvana Salgado Nader, explica que quando o bebê nasce prematuro o desafio da amamentação é ainda maior. “Os prematuros não estão com o desenvolvimento cerebral pronto. Então, o estímulo é fundamental para o sucesso na amamentação e estabelecimento do vínculo materno”.

A integrante da equipe de Nutrição do HU Franciela Godoi Viau salienta que gostaria que todas as mulheres que podem e querem exercer a maternidade tenham a oportunidade de nutrir seus filhos através do seu leite materno.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895