Hospital Universitário de Santa Maria realiza homenagem ao Mês de Amamentação

Hospital Universitário de Santa Maria realiza homenagem ao Mês de Amamentação

Será promovida programação especial até o final do mês

Renato Oliveira

publicidade

O Hospital Universitário de Santa Maria está promovendo uma programação especial em homenagem ao Mês de Amamentação. A coordenação será através da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher (USSM). A enfermeira Paola Castro, que faz parte da coordenação, destaca que no Brasil, mais de 40% das crianças até seis meses são alimentadas exclusivamente pelo leite materno. Esse percentual torna o país referência mundial por estar acima da média global. Por isso, existe uma iniciativa nacional chamada Agosto Dourado, que consiste em uma campanha social pela maior consciência de mães e pais, antes e depois da gestação, da importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. "Durante o mês de agosto, iremos intensificar nossas atividades através de ações que visam a melhoria do atendimento. Sempre buscando um atendimento individualizado de acordo com a necessidade de cada mãe", destaca Paola.

As atividades que iniciam nesta segunda-feira, e se estendem até dia 23 de agosto, incluem distribuição de material informativo, capacitação para pacientes, famílias e equipe multiprofissional, além de oficinas de confecção de rosquinhas e almofadas para amamentação e quiz de mitos e verdades sobre aleitamento materno. A rosquinha de amamentação é um acessório protetor que auxilia as mães a enfrentar o desconforto causado pelas fissuras nos mamilos ao amamentar. Já a almofada, auxilia o bebê a ficar mais confortável e mais próximo dos seios enquanto mama. "Ela também pode ser usada como um travesseiro fora do período do aleitamento", lembra Paola.

Além das atividades realizadas no Hospital, o Comitê de Aleitamento Materno do HUSM, no dia 20 de agosto, participa do II Seminário Integrado de Aleitamento Materno, no Salão de Atos do Conjunto I, da Universidade Franciscana (UFN). Dia 23 de agosto, a programação se encerra com o Mamaço, atividade que ocorre das 14h às 17h, na praça Saturnino de Brito, no centro de Santa Maria. O Mamaço é uma iniciativa mundial, em que as mães, junto aos seus bebês, se reúnem para amamentar, enquanto compartilham experiências e interagem com as outras pessoas presentes.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895