Inaugurada primeira escola cívico-militar em Santa Rosa

Inaugurada primeira escola cívico-militar em Santa Rosa

Outros municípios gaúchos também aderiram ao modelo 


Felipe Rigon Dorneles

Foi lançada nesta quinta-feira, em Santa Rosa, a primeira escola cívico-militar da cidade

publicidade

Foi lançada nesta quinta-feira, em Santa Rosa, a primeira escola cívico-militar da cidade. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Raul Oliveira, localizada no bairro Cruzeiro, possui 400 alunos, e passa a adotar o modelo cívico-militar na educação.

A implementação do modelo em escolas ocorre a partir do projeto de Lei 072, do deputado estadual Tenente Coronel Zucco, que esteve presente no evento. O modelo, resultado de uma articulação entre o Ministério da Educação e Ministério da Defesa, possui um conceito de gestão educacional, didático-pedagógica e administrativo.

A diretora da escola, Adriana Escobar da Silva, destacou que é um momento histórico para a cidade e para o Estado. “Os alunos têm o privilégio de estudar em uma escola com uma proposta de educação alicerçada nos valores humanos e patrióticos. Nosso lema se materializa na educação integral do ser”. Ela destacou, no evento, que a implementação do modelo de ensino ocorreu com a participação do corpo docente da escola e Brigada Militar de Santa Rosa. A proposta também foi apresentada para os pais.

Zucco diz que a disciplina e a organização são fundamentais no processo de ensino. “O sentido e descansar não é apenas um movimento físico, é um movimento de respeito. Como professor, vejo esta categoria perdendo a sua figura, tão importante. É o educador que inicia a vida das crianças. O lançamento desta escola é a realização de um sonho”.

Cinco militares da reserva cumprirão tarefas de monitoria e segurança da escola, sem qualquer ingerência no conteúdo curricular. “A presença de profissionais de segurança será importante para garantir a integridade do corpo docente, dos funcionários, pais e alunos, além de resgatar rotinas como cantar o Hino Nacional”, explica.

As escolas no modelo cívico-militar buscam promover educação básica de qualidade, com o desenvolvimento integral do exercício da cidadania, capacitação para prosseguir nos estudos e atividades profissionais, com desempenho educacional altíssimo. Outros municípios gaúchos também aderiram ao modelo cívico-militar para escolas municipais. Nesta sexta-feira, ocorrerá o lançamento de mais uma escola cívico-mio em Flores da Cunha, na serra gaúcha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895