Inicia processo de redução de água da barragem Passo do Meio

Inicia processo de redução de água da barragem Passo do Meio

Medida é para realizar manutenção na infiltração detectada no concreto

Celso Sgorla

A primeira etapa das detonações controladas na barragem Passo do Meio foi realizada na tarde de sábado

publicidade

A Defesa Civil do RS informou que a primeira etapa das detonações controladas na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, foi realizada com sucesso na tarde de sábado. A empresa Energética Campos de Cima da Serra Ltda, responsável pelo empreendimento, iniciou a abertura de uma das comportas laterais avançando 2,5 metros no concreto.

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes instalado em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar, realizou uma nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo de garantir a segurança da população durante as detonações. A operação que iniciou durante a madrugada de sábado mobilizou cerca de 40 militares. No início da tarde, a empresa iniciou a ações de detonação controlada com uso de explosivos após a confirmação por parte dos órgão de segurança pública da conclusão da varredura das áreas consideradas zona de impacto direto.

O trabalho de abertura das comportas laterais da barragem continua sendo realizado pela empresa, porém ainda sem prazo definido para conclusão. Os proprietários das edificações devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.

A Defesa Civil informou ainda que a segunda etapa de abertura da primeira comporta está prevista para ocorrer entre às 18h desta segunda-feira e às 6h de terça-feira. Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a primeira comporta esteja aberta até o dia 12 de agosto. O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e o risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895