Iniciativa para auxiliar pessoas em situação de rua é antecipada em Santa Maria

Iniciativa para auxiliar pessoas em situação de rua é antecipada em Santa Maria

Prefeitura pede ajuda à população com a doação de cobertores, colchões, roupas e produtos de higiene pessoal e limpeza

Agostinho Piovesan

Nesta semana, foram levados mais colchões às casas de passagem, a fim de aumentar os leitos disponíveis

publicidade

A chegada do frio mais rigoroso levou a prefeitura de Santa Maria a retomar o trabalho da Patrulha da Solidariedade, iniciativa que visa acolher as pessoas de rua e abrigá-las. A ação é realizada por meio de parceria entre as secretarias do município, em conjunto com as casas de passagem.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, disse que está sendo intensificado o trabalho de rondas pela cidade, com o objetivo de acolher as pessoas que estão dormindo em praças e passeios públicos para levá-las às casas de passagem do município. “Devido a este frio intenso, adiantamos a retomada da Patrulha da Solidariedade, que normalmente é feita no auge do inverno e para dar efetividade a esta ação conversamos com as casas de passagem Mundo Novo e Maria Madalena, a fim de acolher as pessoas em situação de rua”, disse.

Chaves informou, ainda, que da mesma forma na Campanha do Agasalho é solicitada ajuda da população em relação à Patrulha da Solidariedade, a fim de recolher itens que auxiliem os acolhidos, garantindo mais dignidade a estas pessoas. “Nos ajudem a abrigar quem precisa, porque estas noites o frio tem castigado a todos, imaginem quem não tem um teto e paredes para se manterem aquecidos”, observa. As pessoas são abordadas por assistentes sociais, psicólogos do município e representantes das casas de passagem.

Nesta semana, servidores da secretaria de Desenvolvimento Social levaram mais colchões às casas de passagem, a fim de aumentar os leitos disponíveis. O poder público lembra que a população pode ajudar a cuidar de quem mais precisa neste momento, fazendo doações. Itens de inverno podem ser direcionados para a Campanha do Agasalho, que conta com mais de 25 pontos de recolhimento na cidade.

Veja Também

Doações também podem ser destinadas para a Patrulha da Solidariedade, com itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. Também podem ser doados produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens, que auxiliarão as casas de passagens a manterem os espaços higienizados.

Se o doador não puder levar os itens até os locais de recolhimento, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busca as doações em local a combinar. Para isso, é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3223-7179 ou (55) 97400-6490 (ligações e WhatsApp).


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895