Iniciativa usa plantio de flores para embelezar avenidas de Ametista do Sul
capa

Iniciativa usa plantio de flores para embelezar avenidas de Ametista do Sul

Ação é realizada com a parceria da secretaria de Turismo, escolas e a Cooperativa de Agricultores Familiares

Por
Agostinho Piovesan

Plantio de flores é realizado em avenidas de Ametista do Sul

publicidade

Uma parceria que envolve a secretaria Municipal de Turismo, escolas e a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ametista do Sul está ajudando a embelezar ainda mais a cidade através do plantio de flores. As plantas estão sendo colocadas em avenidas que cortam a cidade do Norte do Rio Grande do Sul. 

Centenas de mudas flores já foram plantadas nos canteiros da avenida Brasil e nos próximos dias a ação ocorre, também, na avenida Bento Gonçalves. Segundo o secretário de Turismo, Fábio dos Santos, o projeto começou a ser concebido em maio deste ano e agora é realizado o trabalho prática, de plantio das espécies manacás da serra, moréias, éricas e petúnias. “Esta é uma iniciativa que visa deixar a Capital Mundial da Pedra Ametista, como é conhecida nossa cidade em razão das jazidas de pedras preciosas existentes no município, mais bonita e agradável para receber cada vez mais turista de todo o Brasil”, observa. 

Santos disse que o trabalho é coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente e Escritório local da Emater. “Os recursos utilizados na realização do trabalho são do próprio município e a previsão que o plantio encerre até o final do próximo mês”, afirma o Secretário. Ele informou, ainda, que a ação prática do plantio das mudas complementou o projeto desenvolvido na escola através do programa "A União Faz a Vida", da cooperativa Sicredi. “O trabalho realizado é fantástico, pois dá ainda mais vida as ruas e deixa nossa cidade receptiva aos visitantes, bem como, agradável de viver”, conclui. Que bom que conseguimos superar as expectativas da população, assim, vamos ampliar o projeto e executá-lo em novas ruas’, afirmou. 

O prefeito Gilmar da Silva destaca o envolvimento da comunidade no projeto de embelezamento. “A participação de pessoas de diversos setores é significativo, pois demonstra cidadania e o entendimento da necessidade de deixa nossa cidade, que é turística, cada vez mais aconchegante e atrativa”, observa.  

A bióloga do departamento Ambiental do município Deisy Brasil Gonçalves adianta que o resultado positivo desta iniciativa sugere a realização de outras ações voltadas ao embelezamento da cidade turística. “Ametista do Sul recebe turistas de várias partes do Brasil e também de outros países que vem conhecer as pedras preciosas e os locais de extração dos minérios, especialmente ametistas, além de ágtas, calcitas e citrinos”, afirma.