Investimentos na BR 386 são temas de reuniões em Nova Santa Rita

Investimentos na BR 386 são temas de reuniões em Nova Santa Rita

A instalação de novos condomínios e de empresas no município tem obrigado o poder público a repensar onde valores serão empregados

Fernanda Bassôa

Melhorias discutidas visam desafogar o fluxo de veículos na BR 386 e proporcionar mais segurança no trânsito e nos acessos à cidade

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Equipes da Prefeitura de Nova Santa Rita têm se reunido frequentemente com representantes da concessionária CCR ViaSul para discutir melhorias que visem desafogar o fluxo de veículos na BR 386 e proporcionar mais segurança no trânsito e nos acessos à cidade. Na última reunião, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Miguel Vieira, entregou cópias de mapas e do Plano de Mobilidade da cidade para que possam ser planejadas soluções que viabilizem a circulação também no interior do município. A instalação de novos condomínios e de empresas em Nova Santa Rita tem obrigado o poder público a repensar alguns investimentos.

“Quando falamos de construção de viadutos e travessias é preciso, inicialmente, fazer um estudo para identificar qual realmente é o melhor local. É necessário ter um planejamento e por isso entregamos à concessionaria o nosso levantamento de como vai se dar o desenvolvimento da cidade nos próximos anos.” De acordo com Vieira, o viaduto que havia sido pensado para ser implantado no principal acesso da cidade (na Santa), na verdade, não seria o melhor local. “Acredito que é necessário se buscar áreas mais virgens, menos usadas. A posição deste viaduto deve ser muito bem pensada. Talvez, uma das saídas para desafogar o fluxo ali seria o alargamento da via 500 metros mais à frente.” O secretário afirma que a obra deve atender os dois lados da BR 386. “Deve ser fruto de um planejamento harmônico, que contemple a cidade como um todo.”

A CCR ViaSul, responsável, ao longo dos 30 anos, pela operação, manutenção e conservação da BR 386, informa que a obra do km 435,5 e a obra do km 434,6 têm previsão de início a partir do quarto ano de concessão (2022), de acordo com o contrato de Concessão. As medidas de tais estruturas só serão definidas com a aprovação do projeto executivo pelo órgão regulador, ANTT. Por enquanto, a empresa já elaborou um anteprojeto e aguarda a finalização da aprovação do Executivo pelo mesmo órgão. Estão previstos cerca de R$ 21 milhões de investimentos nas duas obras.


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