Iraí promove melhorias em complexo hidromineral

Iraí promove melhorias em complexo hidromineral

Desde o início da pandemia, as atividades turísticas praticamente paralisaram no município

Agostinho Piovesan

A escultura Pomona, símbolo das frutas, dos jardins e das colheitas foi restaurada

publicidade

A Administração Municipal de Iraí, no Norte do Estado, informou que são realizadas melhorias no entorno do Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz, visando a abertura de todas as atividades turísticas. Desde o início da pandemia do Covid-19, diante das restrições impostas pelas autoridades da área da saúde, as atividades turísticas praticamente paralisaram.

Segundo o prefeito Antônio Vilson Bernardi, também foram feitas obras de melhorias no entorno do balneário e área de camping. “A escultura Pomona localizada ao lado do balneário municipal, esculpida em pedra de arenito rosa, pelo famoso artista plástico Vasco Prado em 1950, foi restaurada”, disse Bernardi.

A recuperação contou com a metodologia de Retrofit, que visa a revitalização de construções históricas preservando os aspectos arquitetônicos originais, modernizando as instalações e atualizando os componentes construtivos. O Poder Público informou que foi realizada a escavação do solo no local, encontrando a estrutura original da antiga piscina, sendo assim, feitos reparos estruturais e de estanqueidade, utilizando as mesmas pedras d’água da época, e aplicação de uma camada de fibra de vidro para impermeabilizar a estrutura, buscando dar destaque a água. No local da piscina, foi instalado um novo sistema de iluminação e revitalizada a placa inaugural do monumento histórico da Pomona.

O Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz conta com banheiras de hidromassagem e piscina interna com água mineral. “A estrutura de piscinas também com água mineral, ao lado do balneário, deverá ser aberta no próximo final de semana”, disse a secretária de Turismo, Márcia Maristela Bernardi. “As pessoas são atendidas individualmente e os funcionários respeitam todas as medidas protetivas em relação à realidade do Covid-19”, destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895