Laboratório da URI de Frederico Westphalen inicia a realização de testes de Covid-19

Laboratório da URI de Frederico Westphalen inicia a realização de testes de Covid-19

O local tem capacidade para realizar mais de 300 testes por dia

Agostinho Piovesan

A URI investiu em equipamentos e insumos

A Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, através do Laboratório de Análises Clínicas, iniciou nesta quarta-feira, testes para detecção do coronavírus. Os testes sorológicos Covid-19 (anticorpos anti-SARS-Cov-2) são realizados através do método de Elisa. O laboratório tem capacidade para realizar mais de 300 testes por dia, atendendo dezenas de municípios da região Norte do Estado.

Segundo o professor Carlos Eduardo Blanco Linares, o teste sorológico por Elisa é um dos mais confiáveis para identificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de contato prévio (IgG) com o vírus que causa Covid-19. “Essa metodologia se aproxima dos 100 % de sensibilidade e especificidade, diferentemente de outras que ficam consideravelmente abaixo disso”, disse.

Linares informou que, para prestar este serviço, a URI investiu em capacitação da equipe de bioquímicos, equipamentos e num processo criterioso de validação de seus resultados, tendo atingido 100 % de compatibilidade entre resultados dos exames realizados na URI e avaliados por laboratório externo.

Além dos bioquímicos, a equipe conta com o apoio científico e supervisão de docentes doutores na área. Linares disse que a realização do exame sorológico disponibilizado pelo Laboratório de Análises Clínicas da URI está indicado para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias ou que tenham resultado de RT-PCR negativo. Para a análise faz-se necessário a retirada de 4,5 ml de sangue por punção venosa.

A universidade informa que investiu grade soma de recursos na aquisição de equipamentos e insumos. Parte dos equipamentos foi adquirida com recursos destinados pela secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Estado. A partir de agora, a URI começa az firmar convênios com prefeituras, associações, empresas, grupos familiares, ACIs, CDLs e laboratórios da região a fim de aumentar o número de testes a serem realizados no laboratório.

A direção da universidade informa que o laboratório atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e está localizado no prédio 13 da URI. Para contato com a universidade está à disposição o telefone (55) 3744-9295 e o e-mail lac@uri.edu.br.

A diretora geral da URI de Frederico Westphalen, Sílvia Regina Canan, informou que o Laboratório de Análises Clínicas da instituição atende a comunidade de Frederico Westphalen e região, desde 2004. Ela disse que são realizados exames laboratoriais particulares, pela UNIMED e SUS. “Além disso, são prestados serviços de exames hematológicos, como hemograma, perfis bioquímicos, como glicose para diagnóstico da diabete, perfil lipídico, renal, hepático, além de exames microbiológicos (infecção urinária), Imunológicos (hepatites, teste de gravidez), toxicológico para renovação da carteira de motorista, sexagem fetal (a partir de 8 semana de gestação), entre outros”, detalha.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895