Lar de idosos em Pedro Osório registra surto de Covid-19

Lar de idosos em Pedro Osório registra surto de Covid-19

Dos 25 que moram no local, 14 testaram positivo para a doença

Angélica Silveira

publicidade

O lar de idosos São Francisco de Assis, localizado em Pedro Osório, registrou  nesta semana um surto de infecção por coronavírus. Dos 25 idosos que moram no local, 14 testaram positivo para a doença. Conforme a direção da casa, todos tomaram a terceira dose da vacina contra o vírus e os contaminados  estão com sintomas leves, isolados em uma ala do lar.

Dos 13 funcionários, três também testaram positivos e foram afastados do trabalho. A direção ainda investiga como o surto começou, uma vez que os residentes não recebem visitas desde o início da pandemia. Uma hipótese é uma idosa que  teve que  fazer uma consulta com um especialista, fora do lar e tenha voltado contaminada. O lar tem 43 anos e atende idosos de Pedro Osório e de várias cidades da região.

O presidente da casa, Pedro Ferreira, conta que assumiu o cargo há seis meses e que quando chegou propôs uma flexibilização da visita das pessoas. “Quando assumi  já tinha passado o pico da pandemia e  sentia a necessidade dos idosos de verem pessoas de fora, pois eles ficam carentes, com saudades, mas ocorreu um surto em outro lar em Pelotas, que  seis morreram e acabamos desistindo”, lamenta. Ferreira confirma que assim que o primeiro caso de Covid  foi confirmado no Lar, a Vigilância Sanitária de Pedro Osório foi constatada. 

Além do isolamento, foi determinado que a instituição siga algumas  regras enquanto o surto estiver ocorrendo, como, por exemplo, não receber novos residentes ;evitar  visitas de familiares e pessoas externas, caso haja necessidade manter a distância de 1,5 metro e não permanecer mais que  15 minutos; os idosos não devem compartilhar utensílios domésticos; a higienização dos idosos deve ser realizada preferencialmente com o uso de luvas.

Ele conta que como a instituição vive com ajuda da comunidade e com as promoções que realizam, a instituição fez uma parceria com as prefeituras de Pedro Osório e Cerrito, que  são as cidades de origem da maioria  dos  residentes. “Como temos que contratar funcionários de forma emergencial, nesta sexta-feira (amanhã) iremos protocolar ofícios nas prefeituras das duas cidades para que  nos deem um aporte  financeiro e possamos contratar funcionários de forma emergencial”, projeta. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895