Lar de idosos registra surto de coronavírus em Passo Fundo

Lar de idosos registra surto de coronavírus em Passo Fundo

Entre as 60 pessoas que vivem no local, 39 testaram positivo para a doença

Por
Agostinho Piovesan

publicidade

Um novo surto de coronavírus em uma instituição de idosos foi registrado em Passo Fundo. A informação de que o Lar de Idosos São José, entidade mantida pela Fundação Beneficente Lucas Araújo, teve 39 testes positivos foi revelada nesta quarta-feira. Mais de 60 pessoas vivem no local. A secretaria municipal de Saúde confirmou os novos casos após testagem realizada ainda na última sexta-feira.

Segundo a direção da fundação, vários idosos já estão recuperados. A direção informou que nenhum idoso apresentou, neste período, qualquer sintoma para Covid-19 e que todos estão bem e separados conforme a orientação das autoridades da área da saúde. Nenhum idoso precisou de atendimento hospitalar.

O Lar de Idosos informou que, desde o início da pandemia, a instituição vem mantendo e seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, dentro das condições e estrutura que ela dispõe. Entre as ações colocadas em prática estão a formulação de um plano de contingência, o qual é acompanhado desde o início de março e avaliado constantemente. Também é adaptado, sempre que necessário para proteger a saúde dos moradores.

“Dentro do plano estão os protocolos de suspensão total de visitas, higienização dos ambientes internos e externos, controle de entrada e saída dos colaboradores com higienização e troca de roupas e calçados, desinfecção de todas as mercadorias que entram na instituição, organização de isolamento preventivo de 14 dias para idosos com sintomas gripais ou com passagem hospitalar, afastamento de funcionários com sintomas gripais, dentre outros”, destaca a direção da instituição.

Nota da Instituição de Longa Permanência para Idosos São José e São João XXIII

“A ILPI da Fundação Beneficente Lucas Araújo tem mantido um trabalho de cuidado e atenção permanente aos idosos institucionalizados. Entidade de Assistência Social, os idosos residentes estão colocados em condição de vulnerabilidade social.

A Pandemia do coronavírus está afetando boa parcela da sociedade. As ILPIs trabalham exatamente com um dos principais grupos de riscos que são os idosos.

Desde o início da Pandemia a instituição vem mantendo e seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, dentro das condições e estrutura que a mesma dispõe. Dentre as muitas ações preventivas estão a formulação do Plano de Contingência ainda no início do mês de março.

Este plano vem sendo acompanhado, avaliado e adaptado sempre que necessário, ou algo novo surge. Dentro do plano estão os protocolos de suspenção total de visitas, higienização dos ambientes internos e externos, controle de entrada e saída dos colaboradores com higienização e troca de roupas e calçados, desinfecção de todas as mercadorias que entram na instituição, organização de isolamento preventivo de 14 dias para idosos com sintomas gripais ou com passagem hospitalar, afastamento de funcionários com sintomas gripais, dentre outros.

Além disso, os idosos ali residentes estão bem cuidados, alimentação balanceada, tratamentos de saúde com um quadro técnico especializado (médico, enfermeiras, técnicos, cuidadores, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, higienizadores, entre outros) e acompanhamento homeopático para resistência e imunidade.

A Secretaria Municipal de Saúde fez a testagem dos idosos na última sexta feira, sendo que parte deles testou positivo para Covid-19. Dentre eles encontram-se idosos já curados, outros ativos e alguns em fase inicial. Salientamos que nenhum idoso apresentou neste período qualquer sintoma para Covid-19. Todos estão bem, e separados conforme a orientação.


A Fundação segue com todas as ações necessárias de cuidado e manutenção da saúde dos idosos”.