Mais de 60 mil doses de vacina já foram aplicadas pelas equipes do Vacimóvel em Chapecó

Mais de 60 mil doses de vacina já foram aplicadas pelas equipes do Vacimóvel em Chapecó

Em paralelo às campanhas de vacinação, município mantém o trabalho de combate ao Aedes aegypti

Agostinho Piovesan

O Vacimóvel facilita o acesso da população em pontos de maior concentração e longe dos postos de saúde

publicidade

Em apenas seis meses de funcionamento as equipes do Vacimóvel, da Secretaria da Saúde (SMS) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, já aplicaram 62,3 mil doses de vacinas, a maioria de Covid-19 e uma pequena quantidade de doses de Influenza. A ação foi uma iniciativa da Administração com o objetivo de facilitar o acesso da população, em pontos de grande concentração, locais longe de postos de saúde e em horários diferenciados.

A SMS informa que a operação iniciou em novembro do ano passado, na Arena Condá, passou por praças, distritos, Ecoparque, Terminal Urbano, agroindústrias, penitenciária, hospitais, pontos da Efapi, entre outros. Durante um período de maior demanda, chegaram a ser disponibilizados dois veículos. Depois, com a redução da demanda, apenas um veículo foi utilizado.

A secretaria de Saúde orienta para que as pessoas que ainda não tomaram a terceira dose, busquem o reforço. Também está disponível a quarta dose para quem tem mais de 60 anos, que tomou a terceira dose até 23 de janeiro. Também tem a vacina da Influenza para os idosos e professores. Para os demais grupos prioritários é recomendado o posto de saúde.

Nesta quarta-feira, o Vacimóvel esteve na UPA 24h e na Unochapecó, onde atendeu até as 21h30min. Nesta quinta-feira, atenderá os funcionários da Ecofrigo, durante a manhã e à tarde. Já na sexta-feira, estará no bairro Efapi, no posto Gaúcho, das 8h às 11h, e na Unochapecó, das 13h30 às 16h30min.

Dengue

Paralelamente às campanhas de vacinação, a Secretaria da Saúde de Chapecó mantém o trabalho de combate ao mosquito da dengue. Cerca de 1,9 mil visitas foram realizadas nesta semana, no bairro Esplanada, dentro dos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovidos pela Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó. Foram inspecionados 3.540 depósitos e eliminados 500 criadouros. Foram realizados 61 tratamentos com larvicida, abertos 21 termos de adequação e vedadas 34 caixas de água e cisternas.

Nesta quarta-feira, ocorreu uma ação no bairro Santa Maria e, no próximo sábado, haverá um mutirão no bairro Maria Goretti, das 7h30 às 11h30. Serão 70 Agentes de Combate a Endemias e 80 acadêmicos da Unochapecó que farão visitas de casa em casa. Na semana passada, foram 2.422 visitas realizadas, 5.367 depósitos eliminados e 1.593 criadouros eliminados, no bairro Passo dos Fortes. O objetivo é conter a transmissão da dengue, que já causou nove mortes em Chapecó, em 2022, com 5,4 mil casos confirmados e 553 focos do mosquito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895