Manifestações em favor de Bolsonaro mobilizam cidades no interior do Estado

Manifestações em favor de Bolsonaro mobilizam cidades no interior do Estado

Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana estão entre os municípios que sediaram atos neste domingo

Correio do Povo

Em Santa Cruz do Sul, a concentração aconteceu na Praça da Bandeira

publicidade

Com faixas, bandeiras e buzinaço, as manifestações em Santa Cruz do Sul favoráveis às propostas apresentadas pelo governo Bolsonaro na tarde desse domingo também reuniu representantes de outros municípios próximos, como Rio Pardo e Passo do Sobrado. Em torno de mil pessoas, muitas delas com camisetas amarelas com a frase “Meu partido é o Brasil”, se concentraram na Praça da Bandeira, na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. O principal foco foi a defesa da reforma da Previdência e do projeto de lei anticrime em tramitação no Congresso Nacional.

A manifestação começou pouco depois das 15h com a execução do Hino Nacional e se seguiu com uma oração pedindo a proteção do presidente. Além dos discursos favoráveis às propostas do governo Bolsonaro e contra o Congresso Nacional, os participantes apresentaram cantos com os dizeres de “mito” e outras frases enaltecendo o atual presidente da República. Segundo um dos líderes do PSL em Santa Cruz do Sul, o empresário Vilson Soder, o ato foi apartidário e teve por objetivo pressionar pela aprovação das reformas administrativa e previdenciária e do projeto anticorrupção.

Em Caxias do Sul, na Serra, a manifestação a favor das reformas ocorrida no Centro reuniu, segundo a Brigada Militar, cerca de 1,5 mil participantes. O manifesto ocorreu no largo da praça Dante Alighieri. Em Farroupilha também houve manifestação na Praça da Emancipação e reuniu, de acordo com os organizadores, cerca de 150 pessoas em Farroupilha.

Em Pelotas, no Sul do Estado, foram registradas três manifestações em apoio ao governo e as medidas do presidente Jair Bolsonaro. A primeira ocorreu pela manhã, quando caminhoneiros se concentraram próximo ao Posto Coqueiros, na  BR 392. À tarde, as concentrações com centenas de pessoas ocorreram tanto na praça Coronel Pedro Osório como no Altar da Pátria. Com bandeiras do Brasil, máscaras e som, os manifestantes demonstraram seu apoio ao pacote anticrime e à reforma da previdência. Em Rio Grande também foi registrada mobilização dos moradores no centro do município. 

Já na região Central, a manifestação convocada por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro foi realizada no inicio da tarde e teve como local a praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. Os organizadores do "Movimento Consciência Brasil SM Junto com apoiadores de Bolsonaro" colocaram faixas e um carro de som ao lado da praça. Nas faixas e nos pronunciamentos, expressavam serem  favoráveis ao pacote anticrime, CPI  Lava Toga, Lava Jato, o Coaf com o Sergio Moro e a Reforma da Previdência. Segundo a coordenação, cerca de 700 pessoas participaram do ato.

Em Passo Fundo, o ato ocorreu na Praça das Mães e foi precedido por uma carreata que partiu do bairro Petrópolis, em direção ao centro da cidade. Em Frederico Westphalen, apesar da instabilidade do tempo, dezenas de pessoas se concentraram neste domingo no Calçadão da Praça da Matriz. Uma lavadora de alta pressão, simbolizando a Operação Lava Jato, foi colocada na praça. Balões e baixas também formavam o cenário de apoio ao governo federal.

Em Uruguaiana, os manifestantes em apoio ao presidente Bolsonaro e se reuniram em frente à Câmara de Vereadores, na praça Barão do Rio Branco, centro da cidade. Portando bandeiras, balões e apitos o grupo, a maioria de verde e amarelo, gritava palavras de ordem acompanhado por um carro de som. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895