Marinha do Brasil inicia Operação Verão e Delegacia de Uruguaiana participará com 40 militares

Marinha do Brasil inicia Operação Verão e Delegacia de Uruguaiana participará com 40 militares

A ação contará com a participação de toda a comunidade náutica e marítima

Fred Marcovici

A Delegacia Fluvial de Uruguaiana participará da operação com o efetivo de 40 militares

publicidade

A Marinha do Brasil iniciou a "Operação Verão 2020/2021 - Todos por uma Navegação Segura". A iniciativa, que acontece em todo país, tem por objetivo a conscientização de condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre.

A operação contará com a participação de toda a comunidade náutica e marítima - militares e servidores civis da Marinha - distribuídos entre as 67 Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil, que realizarão ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

A Delegacia Fluvial de Uruguaiana, em sua área de abrangência, do rio Uruguai, no trecho entre o município de Derrubadas e o município de Barra do Quaraí, e os rios limítrofes com o Uruguai até o limite do município de Dom Pedrito, participará da operação com o efetivo de 40 militares e utilizará cinco embarcações e cinco viaturas.

Os principais alvos da Operação Verão são a orientação, prevenção e supervisão das embarcações e seus condutores, quanto as principais infrações cometidas, como a falta de habilitação dos condutores, documentação da embarcação incompleta ou vencida, falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); o desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e as condições de navegabilidade do meio que poderá ser apreendido dependendo das irregularidades constatadas e principalmente para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias. Os militares utilizam etilômetros, visto ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos pilotos.

Ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895