Menino de 7 anos morre vítima de meningite em Viamão

Menino de 7 anos morre vítima de meningite em Viamão

Prefeitura do município ressaltou que não há surto de doença ou outro caso de suspeito

Fernanda Bassôa

publicidade

A prefeitura de Viamão confirmou, no início desta semana, que a morte de um menino de 7 anos no último domingo foi causada por meningite. A criança, que começou a apresentar os sintomas na segunda-feira da semana passada, era estudante da Escola Municipal 20 de Setembro, no bairro Cecília e, de acordo com a equipe de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Viamão, todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/SES-RS).

Em função do ocorrido, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tiveram contato direto com o menino. A equipe esteve na escola em que o paciente frequentava, avaliando os possíveis contatos de risco para, a partir disso, determinar a avaliação da condição vacinal de todos os alunos para posterior atualização das vacinas conforme calendário vacinal. Entretanto, prefeitura de Viamão ressalta que não há surto da doença e nenhum outro caso suspeito está em monitoramento.

Sintomas

A administração salienta ainda que para considerar-se um surto, há determinados fatores e condicionantes que devem se aplicar ao território no qual os casos foram notificados, o que não se verifica até o presente momento. Importante frisar que a doença transmite-se de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A partir disto, medidas de cuidado e prevenção devem ser adotadas. Diante de febre, rigidez de nuca, fraqueza, dor de cabeça, vômitos, falta de apetite e irritabilidade é preciso procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895