Ministério Público do Trabalho pede interdição de frigorífico em Caxias do Sul

Ministério Público do Trabalho pede interdição de frigorífico em Caxias do Sul

Secretaria Municipal da Saúde confirmou que 19 funcionários testaram positivo para Covid-19

Celso Sgorla

publicidade

O Ministério Público do Trabalho (MPT)  encaminhou uma ação na Justiça pedindo o a interdição do frigorífico da JBS localizado no bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul. A medida foi encaminhada à 6ª Vara da Justiça do Trabalho da cidade. Segundo a procuradora do Trabalho, Priscila Dibi Schvarcz, foram verificadas falhas graves na unidade que indicam uma situação de descontrole em virtude do surto de coronavírus no lovcal.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul confirmou que 19 funcionários do frigorífico de Ana Rech testaram positivo para a doença. Foi o primeiro surto em local fechado no município. Após a confirmação da contaminação, a empresa recebeu na segunda-feira um prazo de 24 horas para firmar um Termo de Ajuste de Conduta, que no entender no Ministério Público do Trabalho, seria necessário para conter a disseminação da Covid-19. 

O MPT pede à Justiça que determine à empresa o cumprimento de uma série de itens para prevenção ao coronavírus e descontaminação da planta, com multa diária de R$ 50 mil por descumprimento de cada uma das ações previstas.

Manifestação da JBS

Em nota, a JBS informou que não comenta sobre processos judiciais em andamento.

A companhia reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Caxias Sul e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.

Entre as ações adotadas pela JBS, estão:

-  afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
-  ampliação da frota de transporte;
-  desinfecção diária das unidades;
-  medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
-  vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
-  ações de distanciamento social;
-  forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.

Todas as medidas adotadas pela JBS estão a de acordo com os mais altos padrões. As medidas de saúde e segurança adotadas pela JBS estão disponíveis no site da empresa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895