Montenegro amplia números de castrações e procedimentos cirúrgicos para animais

Montenegro amplia números de castrações e procedimentos cirúrgicos para animais

Interessados devem realizar o cadastro na Secretaria de Meio Ambiente

Fernanda Bassôa

publicidade

A prefeitura de Montenegro anunciou nessa segunda-feira que, além de ampliar o número de castrações para cães e gatos, passará a disponibilizar procedimentos cirúrgicos de esterilização e contracepção. Os serviços serão realizados por duas empresas, uma no bairro Cinco de Maio e outra no Centro.

Pelos contratos, elas deverão prestar, além das esterilizações, atendimentos pós-operatórios, contemplando a medicação, bem como a implantação de microchip universal, diárias e horas de atendimento. O número de castrações será de, no máximo, 1,1 mil animais, independentemente de peso ou espécie.

Conforme a prefeitura, neste ano, serão investidos mais de R$ 260 mil. Os valores são oriundos das emendas impositivas da Câmara de Vereadores, do Projeto Melhores Amigos, do Estado e de recursos próprios da prefeitura.

Marinéia Fernanda Mendel, agente fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, destaca que as castrações domiciliares serão concedidas aos tutores de animais sem raça definida, sendo provenientes de lares temporários ou adotados por pessoas físicas. O transporte de bichos errantes ou domiciliados ficará a cargo do responsável.

Para liberação dos pagamentos pela prefeitura, as empresas deverão apresentar relatório mensal de cada serviço prestado. Tudo isso faz parte do projeto de Controle Populacional e Atendimento de Animais, desenvolvido pela secretaria. Segundo Marinéia, evitar a procriação desordenada e conscientizar a população sobre a guarda responsável são alguns dos objetivos da iniciativa. Os interessados devem realizar o cadastro na Secretaria de Meio Ambiente. O animal deve ser sem raça definida e ter origem de adoção ou errante.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895