Montenegro inaugura Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil

Montenegro inaugura Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil

Espaço será destinado a jovens que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves

Stephany Sander

publicidade

Foi inaugurado nesta terça-feira, o Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil da cidade de Montenegro. O espaço irá compor a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves. 

O espaço foi criado levando em consideração o grande aumento, no último ano, da demanda por atendimentos em saúde mental nesta fase. Como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não possui estrutura física adequada para realização da atenção na infância e na adolescência, o projeto será desenvolvido pelo município e irá incluir o atendimento de jovens com outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Estão incluídos, nessa categoria, os pacientes autistas.

Modelo humanizado

De acordo com a coordenadora da área de saúde mental de Montenegro, Camila Anversa, a reforma psiquiátrica, formalizada pela lei 10.216 de 6 de abril de 2001, inicia a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que não prioriza mais a hospitalização como única forma de tratamento. 

Segundo ela, Montenegro iniciou a organização dos serviços de saúde mental no ano de 2007 com a abertura do CAPS I Novo Horizonte, voltado para o atendimento diário de pessoas que apresentam quadro de transtorno mental severo e persistente. “O Programa de Saúde Mental de Montenegro visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares, em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial”, enfatiza. 

Camila salienta que o Município busca, com a inauguração, potencializar os recursos existentes em parceria e corresponsabilidade com Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais. 

O Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil está localizado na rua Ricardo Jahn, 320, no bairro São Paulo. O local contará com vários profissionais para atendimento e manutenção: três psicólogas, duas enfermeiras, uma higienizadora, um educador físico, um terapeuta ocupacional, dois médicos psiquiatras, sendo um deles infantil, uma assistente social, um assistente administrativo, uma artesã/oficineira, um motorista e um estagiário.

O espaço contará com uma boa estrutura para atendimento da população, com dois consultórios, uma sala de recursos, um espaço de convivência, um local para oficina terapêutica, dentre outros locais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895