Monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB será inaugurado em São Luiz Gonzaga

Monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB será inaugurado em São Luiz Gonzaga

Escultura busca prestar uma justa homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial

Correio do Povo

Obra que pesa 3,4 toneladas e mede 2,90 metros de altura foi instalada no Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro

publicidade

Acontece nesta sexta-feira, em São Luiz Gonzaga, a inauguração do monumento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. A solenidade, que integra os eventos de celebração do aniversário do município, comemorado em 3 de junho, ocorrerá às 10h30min, no Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro.

O monumento, que foi instalado na última segunda-feira, pesa 3,4 toneladas, 2,90 metros de altura e busca prestar uma justa homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, somando forças aos exércitos aliados. A construção do monumento ocorreu graças a mobilização de voluntários, de diversas cidades, que doaram os recursos utilizados para a obra. A escultura foi confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, responsável pelo monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, a estátua de Sepé Tiaraju, entre outras obras.

Além da participação de autoridades, familiares dos ex-combatentes e da comunidade, o evento contará com a presença do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-RS, o capitão Elmo Diniz, o qual completou 100 anos em fevereiro de 2022. Durante a Segunda Guerra Mundial, Diniz era sargento de artilharia e lutou na Batalha de Monte Castello, na Itália, contendo o avanço das forças nazifascistas. Também confirmou presença na solenidade, o veterano da FEB e 2º tenente José Negri, que também completou 100 anos de idade em 2022.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895