Moradores de Esteio de mobilizam para a instalação de semáforo

Moradores de Esteio de mobilizam para a instalação de semáforo

O objetivo é evitar os acidentes que acontecem em cruzamento do bairro São José

Fernanda Bassôa

O trecho é considerado perigoso pelos moradores

publicidade

A colocação de uma sinaleira no cruzamento das ruas Vinte e Quatro de Agosto, La Salle e Sete de Setembro, no bairro São José, em Esteio, voltou a ser reivindicada por moradores, comerciantes e pais de estudantes que diariamente passam pelo local. Na semana passada, a colisão entre carro e moto no trecho deixou uma pessoa ferida, e agora um abaixo-assinado circula nas redes sociais. 

A empresária Daiane de Faria, que está à frente do movimento, perdeu uma amiga em agosto do ano passado, vítima de atropelamento. “É um trecho perigoso.” Ela diz que vai buscar subsídios no Ministério Público para que providências sejam realmente tomadas. Isadora Munhoz Baptista, conta que nos horários do meio-dia e entre 17h e 19h fica difícil cruzar o local com segurança. “A instalação de quebra-molas ajudou na redução da velocidade, mas sabemos que não é suficiente.”

A prefeitura instalou duas lombadas na Vinte e Quatro de Agosto e uma rótula para os motoristas que se deslocam pela rua La Salle, conforme o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno. Segundo ele, existem normas técnicas que definem ou não os espaços onde devem ser implantadas sinalizações de trânsito. “O estudo no local não previu a necessidade de um semáforo. Há muitos outros mais perigosos. Além da segurança do trânsito e dos pedestres, precisamos também levar em conta a mobilidade da cidade como um todo.” Damasceno afirma que o trânsito ainda é carente de cautela e atenção dos motoristas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895