Moradores de rua ganham café da manhã e almoço no primeiro dia do ano em Santa Maria

Moradores de rua ganham café da manhã e almoço no primeiro dia do ano em Santa Maria

Integrantes do Grupo de Trabalho de População em Situação de Rua realizaram a ação no centro do município

Renato Oliveira

Cerca de 60 pessoas foram beneficiadas com as refeições

publicidade

Moradores de rua de Santa Maria iniciaram o ano de 2020 de maneira diferenciada. Eles foram recebidos por integrantes do “Grupo de Trabalho de População em Situação de Rua”, na praça Saldanha Marinho, no centro da cidade.

Foi distribuído aos moradores de rua, às 9h, café da manhã e, a partir das 11h30min, foi servido um almoço. Antes de iniciar as duas refeições, cerca de 60 pessoas, a maioria homens, rezaram. “Estamos  iniciando o ano ajudando os nossos irmãos mais necessitados mas o trabalho vai continuar na busca de apoio, principalmente nas áreas de saúde e assistência social”, afirma Reinaldo Santos, que foi morador de rua e hoje trabalha como porteiro predial.

“O nosso trabalho é prestar apoio a eles e buscar junto as autoridades  outras alternativas, principalmente na área social, o que ajudaria para que eles retornem as famílias. Muitos que participaram das refeições são de outras cidades, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Silveira Martins e Cachoeira do Sul”, informou Reinaldo. “Eles deixaram as famílias que eram carentes na busca de emprego e acabaram sem rumo”, lembrou.

Alfredo Silveira, 21 anos, tem a família no município vizinho, em Silveira Martins. “Vim em busca de emprego, mas não deu certo e acabei ficando na rua recolhendo latinha”, afirmou Alfredo.

O município de Santa Maria tem um prédio na área central conhecido como “Casa de Passagem” que oferece café, almoço e o pernoite. A maioria se abriga no local, lembra o secretário de Assistência Social do Município, João Chaves.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895