Moradores de Sapucaia do Sul relatam atrasos do aluguel social

Moradores de Sapucaia do Sul relatam atrasos do aluguel social

As famílias foram retiradas da faixa de domínio da ERS 118 para as obras de duplicação

Fernanda Bassôa

As famílias foram retiradas para a obra de duplicação da via

publicidade

Famílias retiradas da faixa de domínio da ERS 118, em Sapucaia do Sul, para o seguimento das obras de duplicação da rodovia, voltaram a se queixar de atrasos dos alugueis sociais. Uma das lideranças, Maria Maquele Mendes Pereira, de 26 anos, conta que não recebeu os valores de novembro, dezembro e janeiro. Segundo ela, entrou apenas outubro e para a metade das famílias. “Sem falar naquelas famílias que foram cortadas do aluguel, sob a justificativa de que não residem no endereço indicado, porque não foram encontradas em casa pelos fiscais em dias de semana. Somos todos trabalhadores.”

Conforme Maria, o grupo já está há seis meses vivendo de aluguel social. “É preciso que o governo se pronuncie com uma solução adequada e eficaz a respeito dos atrasos dos pagamentos e especialmente sobre as casas em que as famílias seriam reassentadas.” Segundo Maria, os moradores organizam manifestação com o intuito de trancar a ERS 118. O valor repassado é de R$ 500,00. O advogado das famílias, Ernani Nicolau Korbes, está ajuizando ação contra o Estado requerendo indenização para reparos materiais, além de restituição dos alugueis daqueles que foram cortados da lista e de indenização por danos morais.

A assessoria da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação informou que o pagamento referente a 10 de dezembro foi feito na última sexta-feira. O repasse relacionado ao dia 25 de dezembro está pronto e a pasta programou para transferir o valor no dia 15 de janeiro. Com relação aos fiscais, a secretaria esclarece que vistorias são feitas para verificar se realmente as pessoas estão residindo no local atestado.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895