MTG realizará o Festival dos Festivais em Santa Cruz do Sul

MTG realizará o Festival dos Festivais em Santa Cruz do Sul

Apresentações irão se concentrar no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, dentro do Parque da Oktoberfest

Otto Tesche

publicidade

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realiza entre os dias 13 e 15 de novembro o Festival dos Festivais, em Santa Cruz do Sul. A mostra artística vai reunir os melhores das últimas cinco edições do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). Apenas as modalidades individuais terão competição, com premiações.

Todas as apresentações irão se concentrar no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, dentro do Parque da Oktoberfest. As exibições dos grupos de danças serão intercaladas pelas performances dos chuleadores e pelos participantes das demais categorias: danças gaúchas de salão, gaita, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto vocal, conjunto instrumental, intérprete, declamação, trovas, pajada, causo e concurso literário.

O Festival dos Festivais contará com a presença de público, com a participação de até 2 mil pessoas, entre espectadores, integrantes de grupos das apresentações e trabalhadores. Haverá cobrança de ingresso para acesso ao ginásio, com valor ainda a ser definido. A entrada será vendida como passaporte para três dias ou bilhete único. Para ingressar no Parque da Oktoberfest, a organização vai solicitar a doação de um quilo de alimento não perecível. A carteira de vacinação atualizada será item obrigatório para todos.

O presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, informou que haverá acampamento. Os lotes serão divididos entre as 30 Regiões Tradicionalistas, com espaços para 50, 100 ou 150 pessoas. Alguns grupos, como ocorre tradicionalmente, ficarão em hotéis. Desta vez, não haverá alojamentos nas escolas e ginásios. “Vamos ter 1,3 mil participantes nas apresentações. Garanto que não iremos descuidar da segurança sanitária”, disse Savaris. “Muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer danças que não integram o Enart. São frutos de pesquisas do folclorista Paixão Côrtes, incluídas no Fegadan. Desta vez, estarão no mesmo palco”, acrescenta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895