Mulheres que utilizam o transporte coletivo recebem apitos em São Leopoldo

Mulheres que utilizam o transporte coletivo recebem apitos em São Leopoldo

A ação faz parte da divulgação da lei municipal que incentiva a denúncia de assédio dentro do ônibus

Stephany Sander

Nova lei incentiva a denúncia de assédio sexual dentro de coletivos

publicidade

As mulheres que utilizam o transporte coletivo na cidade de São Leopoldo já estão recebendo apitos. A ação faz parte da divulgação da lei municipal, sancionada recentemente pelo prefeito Ary Vanazzi, que incentiva a denúncia por meio do dispositivo sonoro de qualquer tipo de assédio sexual dentro de coletivos.

A autora do projeto que se tornou lei, vereadora Iara Cardoso, está indo às ruas com a campanha Agora É Lei! Apite! Denuncie!, que visa conscientizar as moradoras do município. ‘‘Essa divulgação é de suma importância, mas também temos de fazer essa orientação para quem trabalha com o transporte coletivo na nossa cidade”, destaca, afirmando que a proposta será sugerida para outros municípios da região e para a Assembleia Legislativa. “Temos um apelo para que essa lei se estenda. Se isso acontecer, poderemos aplicar também aos usuários da Trensurb”, exemplifica. Mais ações estão previstas ao longo desta semana em pontos de maior movimento das linhas do transporte coletivo em São Leopoldo.

Mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio têm o número 180, na Central de Atendimento à Mulher, à disposição para ligações, além do 190 da Brigada Militar. Também pode ser feito contato na 1ª Delegacia de Polícia e pelo telefone (51) 3592-1013. Estão ainda à disposição para qualquer tipo de denúncia o Centro Jacobina, pelo 3588-8224, e o gabinete da vereadora Iara por meio do número 3579-9208.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895