Município de Bagé irá adotar cogestão para manter protocolos de bandeira vermelha

Município de Bagé irá adotar cogestão para manter protocolos de bandeira vermelha

Região recebeu bandeira preta na 35ª rodada do Distanciamento Controlado


Correio do Povo

publicidade

Após a região de Bagé receber a bandeira preta no Distanciamento Controlado, o Município anunciou que irá adotar o sistema de cogestão para manter os protocolos da bandeira vermelha. "Estamos diminuindo os números de casos e internações, que são os principais pontos avaliados, por isso não aceitamos a bandeira preta", afirmou o prefeito Divaldo Lara logo após o resultado da 35ª rodada do modelo do Governo do Estado nesta segunda-feira.

"Entendemos que tivemos outras cores no mapa em situações mais adversas do que a atual, por isso solicitamos a reconsideração. Como não foi aceita, adotaremos a cogestão e manteremos os setores em funcionamento, com os devidos protocolos", explicou Divaldo, ressaltando que os prefeitos da região, inclusive os que assumiram recentemente, apoiaram o pedido de reconsideração.

Além de Bagé, os pedidos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Cachoeirinha também foram indeferidos nesta segunda-feira pelo Gabinete de Crise. 

Esta é a segunda vez que a região de Bagé recebe a bandeira preta dentro do Distanciamento Controlado. A primeira ocorreu no início de dezembro, na 32ª rodada, quando foi classificada, ao lado de Pelotas, com risco epidemiológico altíssimo para o contágio do novo coronavírus. 

De acordo com o governo estadual, a região de Bagé recebeu novamente a classificação devido a combinação entre a piora na ocupação de leitos por pacientes com Covid-19 na macrorregião Sul e o fato da área apresentar bandeira preta no indicador de hospitalizações para cada 100 mil habitantes.

O sistema de cogestão permite que os municípios possam adotar protocolos próprios, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Das 21 regiões, apenas Uruguaiana e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão regional. 

O mapa definitivo desta rodada começa a ter vigência a partir da meia-noite desta terça até a próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895