Município de Piratini cancela programação da Semana Farroupilha devido à Covid-19

Município de Piratini cancela programação da Semana Farroupilha devido à Covid-19

Outros cidades da região Sul também tiveram eventos cancelados para este ano

Angélica Silveira

publicidade

Foi cancelada, nesta semana, toda a programação da Semana Farroupilha que ocorreria em setembro na cidade de Piratini, no Sul do Estado. Conforme o prefeito Vitor Ivan Rodrigues, os organizadores tomaram a decisão em função da pandemia de coronavírus.

“Os prefeitos da região entraram em consenso com a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) que devíamos cancelar os eventos que poderiam causar aglomerações que seriam realizados no segundo semestre deste ano. Além de não sabermos como estará a questão da pandemia em setembro deste ano”, justificou.

O prefeito ainda enfatiza a situação econômica da cidade. “A festa precisa ser financiada e as empresas estão com dificuldades financeira. O evento mobiliza recursos de patrocínio, fluxo de expositores, de público da região e artistas que vem de várias partes do Estado. Toda a organização demanda bastante tempo. Começamos em fevereiro”, observou.

Já os desfiles de 20 de setembro, o prefeito diz que ainda não tomou a decisão final. “Acredito que não devem ocorrer também, mas vamos decidir mais próximo da data, dependendo de como estivar a situação da pandemia poderemos fazer um ato, afinal Piratini é a primeira capital farroupilha, ou até mesmo desfile de cavalarianos”, projetou. Atualmente, Piratini contabiliza sete casos de coronavírus.

Outro evento tradicional oficialmente cancelado neste ano, que ocorreria no sul do Estado é a Festa do Morango e da Pimenta de Turuçu. Segundo a prefeita do município, Selmira Fredembach, para a realização da festa, que ocorreria no final do mês de outubro, é necessário fazer licitações. “Como não tem como sabermos que estaremos liberados para este tipo de festa decidimos cancelar. Se fizéssemos licitação e a festa não saísse teríamos uma multa a pagar. Além disto a prefeitura teria que pedir patrocínio nas empresas que ficaram fechadas até três meses, acho que seria até falta de respeito pedirmos patrocínio nesta situação econômica atual”, opinou. Esta é a primeira vez, desde 2001, que o evento que ocorre anualmente é cancelado. Até o final deste domingo, Turuçu não havia registrado casos de coronavírus.

Em Rio Grande, festas tradicionais da cidade como Fearg/ Fecis, que neste ano chegaria a sua 42ª edição, e a festa de São Pedro, que seria no final deste mês, são exemplos de eventos cancelados no município devido a pandemia. “Todas as programações que tinham oficialidade e parceria com o município estão suspensas. A nossa ideia é seguir o que foi acordado na Azonasul”, enfatizou o prefeito Alexandre Lindenmeyer. Até a tarde deste domingo, a cidade contabilizava 79 casos de coronavírus e dois óbitos.

Em Pelotas, até a tarde deste domingo, estava mantida a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) prevista para o segundo semestre, em dias ainda a serem definidos, assim como a Expofeira de Pelotas. A primeira é organizada pela CDL do município e a segunda pela Associação Rural de Pelotas. A Expofeira está marcada para ocorrer em outubro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895