Município de Santiago promove atividades de orientação e prevenção do câncer de mama
capa

Município de Santiago promove atividades de orientação e prevenção do câncer de mama

Grupo Ellas, formado por 20 participantes, presta apoio a mulheres com a doença

Por
Renato Oliveira

O grupo funciona desde 2008

publicidade

O município de Santiago, na região central do Estado, vem realizando um trabalho de apoio e orientação às mulheres com câncer de mama. Funciona no município, desde 2008, um grupo denominado "Ellas", que conta com a participação de 20 mulheres. "O grupo tem como objetivo dar apoio e fortalecer as mulheres diagnosticadas com a doença", destaca a secretária municipal de Saúde, Gisélle Kollinsk Ribeiro.

Neste mês de outubro, há trabalho especial nas unidades de saúde do município. "É uma campanha de conscientização que tem como foco principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero", alerta a secretária. Ela lembra que tocar no próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta. Com a campanha Outubro Rosa, a cor está presente nas camisetas, nas bandeiras, nos laços e cartazes nas unidades de saúde do município.

"Nossa luta todo o ano é prevenir, educar e tornar mais saudável a vida das mulheres", afirma a coordenadora do Centro Materno Infantil, Rita Pedrolo. Até o final do mês, as unidades de ESF e CAPS realizarão atendimento às mulheres com a divulgação de serviços e conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.