Municípios da Amesne publicam novos decretos de flexibilização

Municípios da Amesne publicam novos decretos de flexibilização

Proposta foi apresentada ao governador Eduardo Leite em reunião nesta semana

Por
Celso Sgorla

Região de Caxias do Sul está na bandeira vermelha


publicidade

Os municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) publicaram nesta sexta-feira os decretos que dispõem sobre a aplicação de protocolos de cogestão com o governo do Estado no modelo de Distanciamento Controlado. O presidente da Amesne, José Carlos Breda, disse que a proposta foi apresentada ao governador Eduardo Leite em reunião nesta semana. Entretanto, a entidade não obteve retorno. Sendo assim, todos os 36 municípios editaram decretos flexibilizando comércio, alojamento e alimentação, educação e serviços.

A partir desta sexta-feira, Caxias do Sul, mesmo estando em bandeira vermelha pelo Modelo de Distanciamento Estadual, volta a abrir restaurantes, comércio atacadista, de rua e shoppings, escolas de idiomas, música, esportes, dança, formação profissional, entre outras e os parques temáticos, atrativos turísticos, museus e similares.

"Os critérios adotados ficaram intermediários entre as restrições da bandeira vermelha e da bandeira laranja. É um meio termo para que esses estabelecimentos consigam ganhar fôlego, recuperando a economia. Lembro que os protocolos de saúde como restrição de entrada de clientes no comércio, distanciamento de mesas em restaurantes, entre outras continuam valendo para todos estabelecimentos. E também nossos decretos de obrigação de uso de máscara, fechamento de praças e parques nos finais de semana", destaca o prefeito Flávio Cassina.


O prefeito reforça que o Estado, por meio do Ofício 043/2020, de 27 de julho, à Famurs, manifestou claramente acolhimento da proposta das entidades municipalistas. "Diante disso, todos os municípios elaboraram seus decretos e estamos a partir de hoje flexibilizando alguns setores. Importante destacar que não houve quebra do Modelo de Distanciamento proposto pelo Estado", reforça. A região de Caxias do Sul está na bandeira vermelha e nesta sexta-feira será divulgado o mapa preliminar do Modelo de Distanciamento do Governo do Estado.