Municípios do interior do Estado divulgam cronograma de vacinação contra poliomielite

Municípios do interior do Estado divulgam cronograma de vacinação contra poliomielite

Em paralelo, acontece a Campanha de Multivacinação para atualização da carteira de vacinas

Correio do Povo

publicidade

A partir desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de São Borja, na Fronteira-Oeste, por meio da Central de Vacinas e das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), promoverá a Multivacinação para crianças de 5 a 14 anos de idade, a fim de realizar a imunização com vacinas que estejam em atraso. As vacinas contra Poliomielite devem ser realizadas em todas as crianças que tenham entre 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. As vacinas podem ser realizadas independentemente de estar ou não com a vacina em dia ou se a criança realiza suas vacinas em clínicas particulares. A Poliomielite é uma doença contagiosa, causada por vírus, que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção.

A imunização pode ser realizada de segunda a sexta-feira, na Central de Vacinas, das 7h às 12h e das 13h às 16h e nas ESFs das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. As crianças ou os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, em todos os postos.

Em Alegrete, a vacinação contra a poliomielite acontece em todas as UBSs do município com sala de vacinação, conforme seus horários de funcionamento. Além disso, serão atualizados os calendários vacinais de rotina. Na ação, adolescentes de 13 e 14 anos, sem comprovação vacinal ou que não tenham recebido nenhuma dose, podem se vacinar contra a meningite C.

No dia 20 de agosto, às UBSs com sala de vacinas disponibilizarão os imunizantes da campanha entre 8h e 17h. Já no interior do município, a vacinação acontecerá de acordo com o cronograma da ESF Itinerante, que está disponível no site da prefeitura.

 

o município de Jóia, na região do Planalto Médio, dentro da Campanha Nacional de Vacinação, serão aplicados imunizantes contra a poliomielite para crianças de 1 a 5 anos incompletos e também será atualizada a caderneta de vacina das crianças de zero aos 15 anos.

A equipe de imunização fará um roteiro no interior, passando pelas localidades de maior demanda, ofertando todas as vacinas do calendário vacinal, inclusive à população adulta. Poderão receber a imunização, crianças, adolescentes, adultos e idosos que estejam com vacinas atrasadas e queiram colocar em dia.

Além do cronograma de imunização serão realizados dois dias "D" para incentivar a população a comparecer junto as salas de vacina. O primeiro acontece no dia 20 de agosto e o segundo no dia 1º de setembro, ambos das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h. É necessário levar a carteira de vacina, cartão SUS e documento de identificação.

O cronograma da equipe de imunização pelo interior do município inicia no dia 11 de agosto, na localidade de Espinilho Grande, das 9h às 11h. No mesmo dia, na parte da tarde, das 13h30min às 15h30min, será a vez dos moradores do assentamento Simon Bolivar. No dia 18 de agosto, a atividade contempla o assentamento Rondinha, das 9h às 11h. E em Botão de Ouro das 14h às 16h. Já no dia 20 de agosto, a ação ocorre na Sala de Vacinas da cidade, das 8h30min às 17h. E no dia 25 de agosto, a imunização será aplicada aos moradores da comunidade São José, das 9h às 11h, e no mesmo dia, no assentamento Ceres, das 13h às 15h30min.

Já na cidade de Morro Reuter, na região do Vale do Sinos, a vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças de 1 a 5 anos incompletos, e a atualização da carteira de vacinas, por meio da Campanha de Multivacinação, para crianças e adolescentes de zero a 15 anos, serão realizadas na Sala de Vacinas da Unidade Municipal de Saúde. As aplicações serão feitas às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h30min, e nas sextas-feiras, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Para quem não conseguir receber as doses durante a semana, no dia 27 de agosto o município realizará o Dia D de vacinação, das 8h às 12h, no prédio da Estratégia de Saúde da Família. Em qualquer um dos dias e horários, é obrigatória apresentação de cartão SUS e caderneta de vacinação, além do uso de máscara.

*Com informações do correspondente Fred Marcovici


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895